A vontade de Deus - versão 2004

Desta vez, vou falar-vos acerca de um tema que muitos de vocês sugeriram: a vontade de Deus.


Só quero esclarecer uma coisa, antes de começar: não vos vou dar nenhuma fórmula infalível e instantânea. É apenas um resumo de algum material que tenho utilizado para ajudar os teens da classe de E.D. da minha igreja. Conhecer e agir de acordo com a vontade de Deus é algo que exige de nós uma vontade e dedicação constantes… estás pronto(a)??

Existem 3 níveis para a vontade de Deus:
1º nível - Vontade Soberana
. É algo secreto… É aquilo que Deus faz ou permite, cuja razão nós não compreendemos racionalmente. Viver debaixo da Vontade Soberana de Deus é aceitar que “todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus(…)” (Romanos 8:28). As coisas fáceis mas também as difíceis. As situações simples até às mais complexas. É preciso fé, acreditar sem reservas que Deus está a fazer o melhor por ti.

2º nível – Vontade Moral. Saber e agir de acordo com aquilo que Deus quer no aspecto espiritual e moral. Deus criou um “manual” onde podes descobrir em detalhe a maneira como Ele quer que tu vivas: a Palavra de Deus. (Sl 119:105)

3º nível – Vontade Individual. Este é o patamar que mais dores de cabeça nos dá, certo? Afinal, qual a vontade de Deus para a tua vida pessoal em áreas como curso e emprego, namoro e casamento, onde comprar casa, etc?

Conhecer e fazer a vontade de Deus é, não mais nem menos que fazer as escolhas certas. O mais espectacular é que para cada ser humano que se entrega nas Suas mãos, Deus tem um plano… Só temos de procurar para saber que escolhas fazer!

Teste
O facto é que não podemos chegar ao 3º nível sem primeiro passarmos pelos outros 2. Sem uma entrega, pela fé à soberania de Deus, nem obediência à Sua vontade moral e espiritual, como é que Deus pode estar pronto para nos ajudar no resto??? 1Jo 5:14 e 15

Antes de continuarmos, gostava que pensasses como está a tua atitude perante o 1º e 2º níveis… pode até ser preciso te arrependeres e pedires a Deus que te ponha outra vez OK para poderes avançar e descobrir cada detalhe do Plano de Deus para ti. O sangue de Jesus tem poder para quebrar barreiras, limpar todo o pecado da tua vida.

Teias de aranha
Quando é preciso decidir especificamente e fazer escolhas na nossa vida, muitas vezes existem barreiras na nossa própria cabeça , que nos impedem de alcançar o propósito de Deus para nós:
•    Pensar que Deus está longe e desinteressado
•    Medo de tomar a decisão errada, não fazendo a vontade de Deus
•    Achar que a vontade de Deus é sempre contrária à minha e que Ele quer que eu faça algo que odeio

Cada decisão tem o seu grau de importância. Não compares a compra de uma mochila nova com a escolha de uma profissão. A segunda requer muito mais trabalho antes de tomar uma decisão.

As decisões são tuas! Deus tem um plano para cada um de nós, não um “destino” pré-determinado. Ele indica-nos o caminho, mas nós temos livre arbítrio (escolha) para decidir se o seguimos ou não.

A vontade de Deus não é um quebra-cabeças complexo, resolvido de uma forma árdua e misteriosa. É um caminho para ser percorrido passo a passo com Deus.

A nossa obsessão em conhecer a vontade de Deus para o futuro pode impedir-nos de conhecer aquilo que Ele quer para nós no presente.

A Palavra de Deus é útil para nos guiar, mas não pode ser utilizada como uma bola de cristal para adivinhar o futuro. Cuidado! A distorção de versículos, e a sua descontextualização pode levar a uma decisão errada, com consequências.

Como ouvir a voz de Deus?
•    Disposição, abertura e determinação para ouvir a vontade de Deus
•    Nas tuas orações, pedir orientação e força para cumprir o propósito de Deus (Tg 1:5 e 6)
•    Estudar a Palavra de Deus, para conhecê-Lo e compreender os Seus princípios.
•    Usar a cabecinha para tomar decisões inteligentes, sabendo que Deus te dará todas as informações necessárias.

Como começar a procurar?
1.    Ter em conta os teus desejos pessoais e dar tempo para “amadurecer” os teus gostos.Os nossos desejos pessoais devem ser confirmados, por forma a reconhecermos e fortalecermos a vontade de Deus em nós.
2.    Examinar a tua capacidade ou potêncial ANTES de decidir. Saber se és responsável e capaz para ir em frente. Existem também gabinetes de apoio nas escolas onde podes fazer testes de aptidão e análise da personalidade, que te vão ajudar a entender quais as áreas para as quais tens tendência. Também aconselhamos uma experiência no “terreno” (no caso da profissão). Procura esclarecer dúvidas com alguém ligado à area do teu interesse.
3.    Analisar as circunstâncias para ver as minhas oportunidades. Quais as portas abertas e fechadas? Existem outras alternativas?
4.    Procurar aconselhamento familiar, pastoral e profissional. Não é o momento de pensares sozinho, precisas de conselheiros Pv15:22

10 etapas importantes
1.    Ser obediente à vontade de Deus já revelada
2.    Estar aberto para qualquer meio ou resultado
3.    Examinar a palavra de Deus para obter princípios de orientação
4.    Orar e jejuar até tomar a decisão
5.    Reconhecer a obra do Esp. Santo
6.    Utilzar o conselho de pessoas com testemunho e capacidade
7.    Considerar as circunstâncias
8.    Fazer uma análise de mim mesmo e do meu meio
9.    Tomar a decisão
10.    Verificar se tenho paz com Deus em relação à minha decisão

Acima de tudo espero que desejes viver a Vontade de Deus, nos seus diversos níveis, a 100%. Segue estas dicas e entra na fantástica descoberta do Plano de Deus para ti… Fé, obediêcia e… muito trabalho!

Ana Ramalho


Bibliografia: “Como decidir?”, Jaime Kemp, Editora Sepal; “Adolescentes em conflito”, Les Parrott, Editora Vida

in revista Boa Semente, secção BSteen, Agosto 2004

Comentários