Ataques cardíacos - versão 2006

Será que o risco de um ataque cardíaco pode ser reduzido? A resposta é sim. Na verdade, alguns dos factores de risco podem ser controlados através de medicamentos e de uma vida saudável. Mas para isso é preciso adoptar certas regras. Assim, está nas mãos de cada um contribuir para evitar os problemas cardíacos, controlando ou eliminando estes factores de risco.1

Não vos vou dar uma lição de cardiologia… deixo isso para quem sabe! No entanto, a Bíblia lembra-nos que temos de ter cuidado com o nosso coração, ou seja, com as nossas emoções.

TOMA SEMPRE OS “MEDICAMENTOS”
Tal como para prevenir os ataques cardíacos, precisamos de medicamentos adequados que tratem da nossa saúde emocional. Para isso, temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Ao “tomarmos” diariamente doses consideráveis da Sua Palavra, estamos a controlar a nossa “tensão emocional”. E quantas vezes o Espírito Santo nos traz paz e calma para enfrentar as mais diversas situações?

VIVE UMA VIDA SAUDÁVEL
O melhor mesmo é termos uma vida de acordo com a vontade de Deus. Passarmos tempo a conversar com Ele, em comunhão… e também estarmos com os nossos irmãos. Saber o nosso lugar neste mundo, como servos e servas de Deus, através de uma vida diferente, uma vida que fale mais do que as nossas palavras.

NÃO CONFIES NAS TUAS EMOÇÕES
“ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas” (Jr 17:9 a) - Antes de mais precisamos compreender que as nossas emoções são variáveis, como um termómetro que muda conforme a temperatura, por isso, não nos podemos guiar por elas… caso contrário enganamo-nos a nós próprios, e somos “obrigados” a mudar de direcção apenas “porque sentimos”.

NÃO DEIXES QUE AS EMOÇÕES TE DOMINEM
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração” (Pv 4:23) – Somos surpreendidos por diversas situações que geram sofrimento. Às vezes, capítulos da vida bem complicados. O conselho de Salomão é termos cuidado com o nosso coração. Ou seja, trabalharmos as nossas emoções para que elas não nos dominem. Precisamos, antes de mais, estar atentos a nós mesmos e não ter vergonha de pedir ajuda. É fundamental buscarmos ajuda em Deus, sempre. Com Ele conseguimos suportar melhor os problemas. Mas podemos também precisar de ajuda de conselheiros cristãos ou até, se necessário, ter o auxílio de um profissional. O que é fundamental é cuidarmos das nossas emoções.

Por isso, meus amigos, cuidem desses corações… mas não se descuidem com as vossas emoções.

Ana Ramalho


1 Fonte: Canal Saúde, www.sapo.pt

in revista Novas de Alegria, suplemento NAJovem, Março 2006

Comentários