Morangos sem açucar

Aspecto viçoso, saudável, apetitoso, mas...

Prende aos ecrãs milhares de crianças e adolescentes portugueses. Rende milhões de euros em tudo o que se
possa imaginar. É o fenómeno dos “Morangos com açúcar”. Psicólogos e professores andam preocupados com a influência negativa da novela. Será que eles têm razão? Quisemos ver se, na óptica de Deus, os morangos têm mesmo açúcar… ou não.

Influências
Todos sabemos como os media influenciam as pessoas e até a forma como elas gastam o dinheiro. Está tudo à distância de um clique (no rato ou no comando) … quer sejam coisas boas ou coisas más. É o que acontece aqui. Quase sem se dar por isso, este grupo imaginário de adolescentes, está a mudar, de forma subtil, a cara e o coração dos jovens portugueses.

Sem entrar em exageros, nem extremismos, temos de reconhecer que há coisas positivas… algumas! Os professores interessados em ajudar os alunos, em resolver os problemas da escola, os amigos preocupados uns com os outros, etc. No entanto, se observarmos com mais cuidado, vemos que surgem à mistura assuntos pouco inocentes e muito menos positivos… e aí começa o problema.

Parece, mas não é
 “Os 'certinhos' são ridicularizados, os que não têm escrúpulos, princípios e valores morais e até destes desdenham são os 'heróis', os que obtêm sucesso e aqueles que parecem ter uma vida em cheio. (…) O pecado é apresentado de forma colorida, sedutora, atraente. Escondem-se as suas consequências de frustração, de sofrimento e desgraça.”1 Ou seja, promove-se a cultura da aparência que os media nos tentam vender como o melhor, o mais certo. Estes morangos parecem saborosos, mas são amargos e venenosos.

Modelos
Pensa nisto: imitamos aquilo que vemos… Devemos, acima de tudo, ser imitadores de Deus (Efésios 5:1). Não O vemos, é verdade, mas temos a Sua palavra para descobrir quem Ele é. Lê e prova da pessoa fantástica, perfeita, justa, santa e amorosa que é Deus. Também deves procurar pessoas que sirvam de exemplo para ti. Cristãos maduros com bom testemunho, que espelham Deus através das suas vidas, mesmo não sendo perfeitos (1 Coríntios 11:1). A adolescência é uma fase de incertezas e insegurança. Se tiveres um amigo (ou amiga) que já passou por aí e te pode dar umas “dicas práticas de sobrevivência”, é excelente.

O sabor da vida com Deus não se pode descrever… Nada como provar! Ele quer ser a pessoa mais influente na tua vida. Aceitas o convite?

Ana Ramalho

1 Artigo “Morangos com veneno”, Samuel Pinheiro; Novas de Alegria, Novembro 2005
in revista Boa Semente, secção BSteen, Março 2006

Comentários