A melhor igreja do mundo

Estás pronto para vir comigo numa aventura emocionante?? Curiosidade, espírito de aventura, ousadia e aqui vamos nós: à procura da melhor igreja do mundo!

No mês passado, a BSteen deu a conhecer não só a banda como o trabalho com jovens que a igreja Hillsong desenvolve em Sidney, na Austrália. Nestas ocasiões, somos muitas vezes tentados a fazer comparações por aquilo que vimos ou sabemos. Dizemos para os nosso botões “Ai...  se a minha igreja fosse a igreja XPTO... aqueles tempos de louvor com músicos fantásticos... aqueles irmãos amorosos quase comparáveis a anjos de tão perfeitos que são... aqueles pastores ultracompreensivos... ai... ali é que eu seria feliz!” E começas a sonhar acordado... até já estás a ver o Joel Houston a convidar-te para tocar na banda... e sonhas... sonhas com a igreja perfeita.

Acorda amigo! Desce à terra! Não existem igrejas perfeitas, mesmo que estejam do outro lado do globo. Todas as igrejas locais têm qualidades e defeitos. Mas... vamos continuar a nossa pesquisa, pode ser??

O que é a igreja, afinal?
De forma resumida, a igreja é o grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros. Como podes ver, é mais do que um edifício ou uma organização. É um grupo de pessoas com objectivos comuns, liderados por Jesus.

Uma família
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;” (Efésios 2:19)
Quando Jesus nos salvou, nascemos de novo não para ficarmos sozinhos ou isolados, mas para pertencermos a esta nova família. E, como membros de uma família, temos os nossos deveres e privilégios. A Bíblia está cheia de promessas do Pai para a Sua igreja. Sabes algumas delas? Investiga na Palavra de Deus e vais ficar surpreendido.

Cuidar uns dos outros
“Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.” (1 Tessalonicenses 5: 14 e 15)
Mais uma pista! Como família, precisamos estar atentos à voz do nosso Pai, certo? Mas também precisamos olhar uns pelos outros. Isso exige tempo, paciência, dedicação... e, acima de tudo, amor. Se cada um cuidar daquele que está ao seu lado, todos cuidamos de todos. Já agora, lembra-te que precisas amar até aqueles que te magoam.

Não fugir de casa
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.” (Hebreus 10: 24 e 25)
Já descobriste porque é que não há igrejas perfeitas? É isso mesmo: porque as igrejas são constituídas por pessoas imperfeitas que Deus está a aperfeiçoar. É fácil dizer isto quando está tudo bem, mas quando chegam os conflitos, desilusões ou coisas semelhantes, podemos ser tentados a fazer as malas e fugir de casa. “A igreja da vizinha é melhor que a minha”, pensamos nós. Mas, pensa comigo: Deus é Santo! Ele era o primeiro a ter razão para fazer isso e não o faz. Antes, Ele não desiste, mas luta e fala connosco insistentemente até escutarmos a Sua voz.
Ora, jejua, trabalha e investe na vida dos outros e na obra de Deus. Não deixes a tua congregação, mas envolve-te. E, se não podes fazer mais nada, ora e jejua.

E a “tal” igreja?
A melhor igreja do mundo? Acertaste. É aí mesmo, onde tu estás! Se és um “soldado” nas trincheiras do serviço a Deus, continua, custe o que custar. Se estás na “reserva”, sentado, desiludido, resmungão ou adormecido, levanta-te e sê útil nas mãos de Deus... Sê uma benção. Sê igreja, na melhor igreja do mundo: a tua!

Ana Ramalho

in revista Boa Semente, secção BSteen, Novembro 2006

Comentários