Não te iludas, mas sonha...

Quem não conhece a celebre citação "o sonho comanda a vida"?! Ter sonhos é das coisas mais fantásticas que existe na vida! Estou a referir-me ao desejo profundo de ter, fazer ou ser alguma coisa. Aquela paixão constante e crescente que nos faz lutar e trabalhar arduamente. Aqueles objectivos pessoais ou de grupo que fazem a nossa adrenalina disparar e dão sentido à vida.

Há quem sonhe ter um curso XPTO e ganhar rios de dinheiro... outros desejam constituir família... alguns pensam em ir evangelizar para a índia... outros querem comprar um carro que consuma uma bomba de gasolina aos 100kms/h. Cada pessoa tem os seus sonhos!

Um dos sonhos que tinha desde a minha pré-adolescência era ir à Austrália. Esperei 18 anos para realizar esse sonho. Foi na altura certa. A viagem foi fascinante pela beleza natural, pela cultura e principalmente pela igreja que conheci ali. Marcou a minha vida, o meu ministério. E agora... sonho regressar lá um dia.

Como sabemos, nem sempre temos a possibilidade de concretizar tudo o que desejamos. Somos levados muitas vezes a questionar: Será que isto é só ideia minha? Será que Deus deseja que eu mude para aquele emprego? E este projecto que estou a sonhar... terá “pernas para andar”? Eu já fiz e faço estas perguntas muitas e muitas vezes.

Desejo partilhar alguns pensamentos convosco para que sonhem, mas com os pés bem assentes na terra!

1 – Dá prioridade a Deus em todas as áreas da tua vida “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” (Salmo 37:4). Tem prazer em viver para Deus, em Lhe agradar. Tem desejo de conhecer Deus pela Palavra e pela experiência quotidiana com Ele. Busca a Sua vontade e deixa-O ter a última palavra em tudo.

2 – Dá tempo ao tempo “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Provérbios 19:2, RA). O tempo é o melhor teste para tudo. Através das situações que vais vivendo, das pessoas que vão ministrando à tua vida, vais ganhando certezas. Ou percebes que a chama não se apaga mas ganha cada vez mais força, ou simplesmente descobres que o que sentias era algo passageiro que "morreu".

3 – Vai à luta! “Esforça-te e tem bom ânimo (...)” (Josué 1:6 a) Procura fazer a tua parte. Não apenas orar e pedir orientação a Deus, mas investigar, conhecer pessoas com experiências parecidas, etc.

Se os sonhos que tens foram colocados aí por Deus, então o teu percurso de vida certamente irá confirmar isso. Terás a capacidade necessária para concretizar esse objectivo, seja ela financeira ou de outra ordem. Deus será a Tua vitória no meios das lutas que possam existir.

Qualquer que seja o teu sonho, não te iludas, mas busca a Deus, espera Nele, trabalha e... sonha!


Ana Ramalho


in revista BSteen, Dezembro 2010

Comentários