Operação STOP: o melhor mesmo é encostar...

A viagem corria bem. Estávamos a respeitar o limite de velocidade. A certa altura, percebemos que a GNR está a mandar parar algumas viaturas. Parece que estão a pedir-nos para encostar. É mais uma operação STOP.

Não sou da GNR, mas queria convidar-te a parar e pensar. A maior missão da Igreja apontada por Jesus não é conquistar terrenos e construir templos mas alcançar e reconstruir vidas. Os templos são necessários, mas para enche-los precisamos ir e testemunhar. Sair do conforto e ser sal onde o pecado torna a vida insonsa e luz onde a corrupção obscurece o dia-a-dia. É mais confortável ficar sentado ou até muito atarefado... mas sempre dentro da casa de oração. Na segurança e no bom ambiente da casa do Pai tudo é mais fácil e agradável. Mas sal dentro do saleiro não faz efeito e luz escondida não ilumina ninguém.

Às vezes oramos “Deus, trás pessoas à Tua casa”, como se transferíssemos a responsabilidade de evangelizar para o Senhor. Deus é Todo-Poderoso mas nós temos o privilégio e dever de falar para que o Seu poder transformador se manifeste em muitas vidas.

Não estou a sugerir que vamos todos para a rua com um megafone ensurdecer as pessoas com o slogan “Arrepende-te ou vais para o Inferno!”. Obvio que ao evangelizar precisamos falar da justiça de Deus, mas com amor. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NTLH).

Se a forma de alcançar pessoas para o Reino de Deus não está a ser tão eficiente quanto noutros tempos, precisamos fazer um STOP. Se já estamos a terminar a secundária e ninguém na escola vê através da nossa forma de vida que somos cristãos, precisamos fazer um STOP. Se a necessidade de salvação dos nossos vizinhos, família e amigos não nos incomoda, precisamos fazer um STOP. Quer sejamos novos cristãos ou desde a infância, lideres ou liderados, de grandes ou pequenas igrejas, precisamos fazer um STOP.

Fazer STOP significa Sentir, Traçar, Orar e Persistir

Sentir a mesma compaixão que Deus tem em relação às pessoas perdidas.
Traçar estratégias e organizar ideias para que a forma como transmitimos a Palavra de Deus seja contextualizada e eficiente.
Orar, orar e orar para receber orientação, força e inspiração do Senhor.
Persistir em comunicar o evangelho transformador de Jesus.

A segunda vinda de Jesus está-se a aproximar a uma velocidade fenomenal e a urgência de evangelizar é emergente. É essencial agirmos como o Mestre. Comunicar a verdade de Deus de forma responsável, completa, com amor, mas contextualizada. Deus conta connosco.

STOP

Ana Ramalho
in revista Novas de Alegria, suplemento NAJovem, Março 2007

Comentários