E se Jesus entrasse no meu Hi5?

Originalmente, em inglês Hi5 quer dizer, mais ou menos, a expressão portuguesa “dá cá mais cinco”. No entanto, actualmente “o” Hi5 é outra coisa – um espaço na internet só para nós!Tudo isto é muito engraçado e divertido. Eu própria tenho um blog e um Hi5. Por ser cibernauta e navegar na internet usualmente, comecei a aperceber-me de algumas coisas que quero partilhar contigo. Vamos meditar acerca desta pergunta: o que Jesus diria se entrasse no meu Hi5?

O grande potencial
A internet é uma ferramenta de promoção de todo o tipo de coisas e valores. Música, vídeos, fotos... está tudo lá, à distancia de um clique.
A nossa sociedade está usar este meio para promover de tudo – incluído valores e atitudes contrárias a Deus. Vídeo-clips a falar e mostrar promiscuidade sexual, a pornografia nos pop-ups, a violência da linguagem e atitudes, a liberdade sem travões nem regras por todo o lado. De forma clara ou não, misturada com coisas boas e uma roupagem atraente, tudo isto está lá... certo?

O que é ser cristão?
Somos cristãos, logo vivemos debaixo do amor de Deus. É verdade que não é por aquilo que eu faça ou deixe de fazer que Deus me ama mais ou menos. Mas também é verdade que quando me entreguei nas mãos de Deus e pedi a Jesus para ser o Senhor da minha vida, tudo em mim passou a ser diferente - tornei-me uma nova pessoa.

O meu modo de vida, hoje, é resultado da transformação que Deus fez em mim naquele momento, mas também o meu desejo interior que Lhe agradar, a cada dia, porque O amo acima de tudo.

O que é que isso tem a ver com o Hi5?
Jesus tem a ver com TUDO na minha vida. O Salmo 139 explica isso mesmo. O princípio desse poema é que Deus está atento a tudo o que se passa na nossa vida – tudo inclui mesmo TUDO. Isto sucede no aspecto da protecção que Deus dá a cada um de nós, mas também no facto Dele ter a noção de TUDO o que pensamos, dizemos e fazemos.

Gosto como David termina “Examina-me, ó Deus, observa o meu íntimo. Prova-me e analisa-me os pensamentos. Vê tudo o que haja em mim de mau, e conduz-me pelo caminho eterno!” (Salmo 139: 23 e 24, Versão “O Livro”). Ou seja, David é honesto. Ele compreendeu que precisa da ajuda de Deus.

O teste
Como David, eu devo ter a honestidade de admitir que na minha forma de vida – incluindo o testemunho que passo através daquilo que publico na internet – pode precisar ser alterado.

Pensa nisto comigo, com toda a sinceridade:
• Que tipo de fotografias costumo publicar na internet?
• E qual a linguagem que utilizo nos meus comentários?
• Tento camuflar o meu cristianismo ou não tenho vergonha de ser cristão?
• Que valores estou a transmitir aos outros? Os de Deus ou os do mundo?

Aproveita!
Goza da tua liberdade como cristão para viver as coisas boas que Deus tem para ti – incluindo o Hi5, o MSN, os blogs, o convívio com teus amigos e milhares de coisas boas. Mas em tudo o que fizeres, faz como expressão da tua paixão por Deus – aquilo que O deixa feliz. Para conseguires isso, cultiva a tua relação com Deus e deixa-te moldar pelo Seu Espírito e pela Sua Palavra.

A sociedade já tem muitos modos de promover ideias contrárias àquilo que agrada a Deus. A nossa atitude deve ser contrária a essa tendência. Precisamos “promover” Deus e o modo de vida que Ele deseja: equilibrado, saudável e puro.

Bem, e quanto à pergunta “E se Jesus entrasse no meu Hi5?”, o facto é que Ele não precisa entrar para saber o que lá está. O que eu desejo, no meu caso pessoal, é que Jesus me dê um five pelo meu Hi5. E tu?

Artigo Publicado na Revista BSteen, Julho 2008. www.capu.pt

Comentários