Cansados da vida?

No início de Junho um movimentado bairro de Tóquio foi abalado por um massacre aterrorizante.

Tomohiro Kati, um jovem de 25 anos, atropelou e apunhalou várias pessoas. Do massacre resultaram sete mortos e dez feridos, porque, segundo a polícia de Tóquio, o suspeito estava "cansado de viver e farto de tudo".

Embora o Japão tenha uma taxa de criminalidade muito baixa, tornando-o um dos países mais seguros do mundo, nos últimos anos têm surgido vários casos de violência indiscriminada. Segundo o jornal Diário de Notícias, estes factos “parecem reflectir os problemas da juventude nipónica, que recusa seguir os pais numa vida em que o trabalho é tudo, mas que não tem outras saídas. Uma geração em que as taxas de suicídio são preocupantes.”1

Cansaço global
Em tempo de caos e confusão, o cansaço chega a todos. Depressão infantil, suicídio juvenil e delinquência, entre outros. A insegurança na família, provocada pelos pais ausentes ou separados cria uma instabilidade familiar que contribui para abortar a esperança de um futuro risonho nos mais novos.

A vida é gasta pelo corrupio de coisas e sensações que procuramos no meio de copos, pós, quartos, noites e um crescente de malabarismos físicos, que nos abandonam a sentimentos de culpa.

As notícias deprimem-nos. As idas ao Multibanco causam um nó no estômago. O fim do contrato de trabalho instala as insónias. A pressão das taxas de juro aumenta, e reduz a dispensa.

Pagamos hoje a factura de esquemas sociais que semeámos no passado, anexado ao egoísmo global. A conta pesada inclui muitos “produtos”. Entre eles, o cansaço geral que se aproxima do berço, abraça o estudante, consome os adultos e deprime os idosos.

Verdadeiro descanso
Precisamos de um descanso que vá para além das circunstâncias. O alívio que procuramos é saciar a fome interior por viver em pleno, sem culpas às costas e conscientes de que estamos no trilho certo.

Olhas para o lado e cansas-te. Olhas para dentro e choras. Olhas para cima e descobres um rasgo de luz. Uma semente de esperança que precisas plantar dentro de ti.

Tudo o que procuras está nas palavras de Jesus Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves.” (Mateus 11:28-30, Versão “O Livro”).

Ele pode, fica descansado!

Ana Ramalho


Fontes: Diário de Notícias, bebe.sapo.pt



1 Diário de Notícias, Edição de Lisboa, 9 de Junho de 2008

in revista Novas de Alegria, Agosto 2008

Comentários