Igreja?

Hoje há muitas pessoas a dizer "Eu sou cristão, mas não gosto de ir à igreja"... as razões para esta afirmação são as mais variadas.

Muitas das justificações dadas resultam de más experiências pessoais, quer com líderes das mais diversas correntes cristãs, quer com os próprios cristãos com que se cruzaram no percurso da vida. Outras com histórias do mesmo teor, com familiares e/ou amigos.

A igreja é ideia de Deus... sem dúvida. Se Jesus nos tornasse filhos de Deus para nos mantermos isolados, sozinhos, não faria sentido Ele ter deixado 11 apóstolos que iram ser a génese da igreja. Não fariam sentido as cartas de Paulo, Pedro, Tiago e João.

Jesus veio para derrubar a barreira individual do pecado, aproximando-nos do Pai... mas também veio para terminar com a barreira global entre Israel e os outros povos, tornando-nos numa só família de pessoas adoptadas pelo mesmo Pai e pelo mesmo valor - a morte de Cristo na cruz. É disso que fala Efésios 2.

Igreja precisa ser uma família. É por isso que nos chamamos irmãos. A ideia de família, como a ideia de corpo, bem representada em várias das epístolas paulinas, deve ser a base de tudo. Podemos não ter um site, não ter equipa de produção de vídeo, não ter grupo de louvor com músicos profissionais, não ter eventos... mas se vivemos em família, temos o principal.

Quando a nossa vida como comunidade se baseia em "extras" e esses "extras" terminam, e não temos a base familiar, o sentido de igreja perde-se. Podemos ficar com a sensação de estar "órfãos", num certo sentido. Mas quando todos os "extras" passam e, no entanto, temos uma relação de família, fica o que realmente interessa.

Eventos, qualidade, estrutura, planos... tudo é importante, mas se o alvo não é o crescimento qualitativo e quantitativo desta família, perdemos o foco. A igreja são pessoas, não são projectos. A igreja são pessoas imperfeitas, que o reconhecem, mas que estão em busca de uma transformação, dia após dia. É no sentido de fazer essas pessoas crescer em Deus e trazer novas pessoas ao conhecimento da verdade libertadora do Evangelho que precisamos agir... sendo família.

Um vídeo para pensar...

Comentários