“Galinha motiva tiro na mulher”

“‘Ele ficou bravo por causa de uma galinha que faltou na capoeira e atirou para me matar’, descreve Alice Lopes, de 54 anos, baleada pelo ex-marido.”

Já paraste de rir? A mim deu-me mais vontade de chorar! Por causa dum problema tão pequeno, chegou a haver tiros?! Se calhar não era a primeira situação em que se chateavam... mas dai até passar à violência, vai uma grande distância.

Gostava de dizer que nunca fiz “uma tempestade num copo de água”... mas estaria a mentir. Nunca dei um tiro em ninguém, literalmente, mas se calhar fiz isso na minha imaginação (e eu tenho uma imaginação muito fértil).

Foi o teu pai que não prestou atenção à tua pergunta. A tua melhor amiga que se esqueceu do teu aniversário. O teu namorado que passou por ti, mas não reparou no penteado novo... enfim! Pequenas coisas que ficam gigantes não sabemos bem porquê. Os pensamentos vão-se multiplicando, fazemos um filme e entretanto já temos mil e uma razões para detestar a pessoa.

Jesus falou disso quando esteve entre nós. “As leis de Moisés tinham por regra: Não matarás. E se cometeres assassínio serás sujeito a julgamento. Mas agora digo-vos que basta o sentimento da ira contra alguém para se cair sob julgamento!” (Mateus 5:21, versão “O Livro”)

Não precisamos chegar a dizer ou fazer algo contra alguém... basta pensarmos. Aí, já estamos a errar, porque tudo o que fazemos e dizemos começa na nossa mente, nos nossos pensamentos. Se não cuidarmos do nosso coração e da nossa cabecinha, quem perde somos nós. Perdemos tempo a magicar coisas erradas, em vez das colocarmos nas mãos de Deus.

Sabes o que eu deveria fazer sempre, em todas as situações em que me sinto magoada? Falar com o Pai acerca delas e dar tempo ao tempo. Este é o desafio: se tens algumas “galinhas” que te estão a fazer pensar mal de alguém, entrega isso a Deus.

“Pai, perdoa-me quando deixo que os maus pensamentos cresçam no meu coração. Ajuda-me a ter um coração puro e a confiar que Tu cuidas de mim... Assim seja!”

Estou contigo!


Ana Ramalho



1adaptado de www.cmjornal.xl.pt

in revista BSteen, Setembro 2010


Comentários