5 desculpas para não fazer parte de uma igreja

Agora é que é. Vamos dar-te os argumentos infalíveis para nunca mais teres que ir a um culto, a um retiro ou a um evento organizado pela igreja! Isso mesmo! Não estamos a brincar. Estas desculpas são comuns, e não há argumento que as derrube. Queres ver?


DESCULPA 1 – Na igreja só há hipócritas
Ora aqui está uma grande verdade! Sabes, a igreja é composta por pessoas imperfeitas que, ao relacionarem-se com Deus e umas com as outras, estão a crescer, a aperfeiçoa-se, a aprender.

Ou seja, a igreja é constituída por pessoas como tu e eu. Quem nunca foi hipócrita que atire a primeira pedra.

“Em vez disso, seguindo a verdade em amor, que possamos crescer, em todos os aspectos da nossa vida, segundo Cristo, que é a cabeça da igreja. Sob a sua orientação, o corpo inteiro é perfeitamente ligado entre si. À medida que cada parte faz o seu trabalho específico, isso ajudará as outras partes a crescer, para que todo o corpo seja saudável e edificado em amor.” (Efésios 4:15-16, versão “O Livro”)


DESCULPA 2 – Eu amo Jesus mas não gosto da igreja
Quando Jesus veio à terra, Ele veio para salvar homens e mulheres de todas as raças, línguas, estratos sociais e épocas. À união dessas pessoas, Jesus chamou Igreja. E Paulo explicou que a igreja é com uma noiva e Jesus um noivo.

Agora, pensa nesta ilustração do pastor Isaac Reis (do Ministério AltoSom). “Vivemos tempos em que muitos dizem estar bem com Deus e mal com a Igreja. Isto é um problema. Gostar do noivo (Jesus) e detestar a noiva (Igreja) não dá bom resultado. Não podemos dizer ao noivo que gostaríamos de jantar em sua casa mas não com a noiva não. Creio que a resposta do noivo seria mais ou menos esta: ‘Isso não pode ser! Ela é a minha noiva, é a minha amada! Eu sei que ela ainda não é perfeita, mas é minha! Não posso dissociar a minha presença da presença da minha noiva!’.”1

Muitas vezes este é o argumento de pessoas que querem ter o rótulo de cristãos mas não querem viver num compromisso total, em todas as áreas, com Deus e a Sua Palavra... e como é na Igreja que a Palavra é pregada, em assuntos que nós às vezes não gostamos mas precisamos, é precisamente por isso que não querem ir. Queremos viver à nossa maneira, sem restrições, nem limites...

Se dizes que amas Jesus tens que amar as mesmas coisas que Ele ama... e Jesus ama a igreja. É Ele que a está a construir. “Edificarei a minha igreja; nem as forças todas do inferno nada poderão fazer contra ela.” (Mateus 16:18, versão “O Livro”). Cada vida que encontra Jesus e é transformada faz parte desse edifício.
                                             

DESCULPA 3 – Não tenho tempo para isso
Todos temos 24 horas no dia... O problema são as nossas prioridades. Damos mais tempo àquilo que nos dá mais gozo... ou então estamos tão entretidos que nem damos pelo tempo passar. Queres exemplos? Estar às mensagens, no chat, a jogar consola, a ver filmes ou series... enfim. Arranjamos tempo para o que gostamos.

Se não conseguimos tempo para nos reunirmos com pessoas que supostamente têm a mesma fé e amam o mesmo Deus que nós, de modo regular, estamos a dizer de forma muito prática que Ele não é a nossa prioridade.

“Vejam pois como é que se conduzem: não como gente insensata, antes como pessoas espiritualmente esclarecidas, num mundo que é dominado pelas forças do mal; por isso devem saber dominar o tempo, tirando dele o melhor partido.” (Efésios 5:15-16)


DESCULPA 4 – Na igreja todos querem controlar a minha vida
A igreja tem de tudo. Pessoas que estão a iniciar a sua caminhada com Deus, outras que são maturas mas ainda têm coisas a melhorar, outras que são “repetentes” em muitas áreas da vida.

O nosso problema é não sermos prudentes na confiança que damos. Ou então termos a falsa ideia que todos os cristãos são anjos com as asas escondidas e auréola desligada na presença de terceiros. E quando descobrimos que são humanos como nós, temos uma desilusão!

Sim, há conflitos. Sim, há pessoas que não têm boas maneiras. Sim, há alguns “curiosos em excesso” e outros que querem tanto ajudar que acabam por ser controladores. Mas são esses que Jesus salvou e deseja aperfeiçoar, na igreja.

A igreja é, como alguém disse, “uma bonita confusão” na qual Deus trabalha, a qual Deus usa e pela qual todos os outros devem conhecer o Seu amor. Se achas errado, não fales comigo. Pergunta a Deus.


DESCULPA 5 – Ainda não estou preparado
Se chegaste até aqui na leitura deste artigo, já deves ter percebido que a igreja não é o “clube dos perfeitinhos”. Para fazeres parte da igreja, a única coisa que tens que fazer é dar lugar a Jesus, para que Ele possa mudar a tua vida. Fazes isso ao assumir como estás longe de ser perfeito, confessando os teus pecados, e pedindo que Ele te torne num filho de Deus.

Quando o fizeres estás a entrar na família dos que, sem merecerem, foram salvos de viver eternamente sem Deus, e agora estão na Sua família, aprendendo, crescendo e sendo aperfeiçoados por Ele através de homens e mulheres que Ele deu à igreja, do Seu Espírito e do teu relacionamento diário com o Pai.


Não há desculpas?
De facto apresentei 5 desculpas... mas são isso mesmo: desculpas... apenas mostram que como alguém não se quer comprometer com Deus a sério, através do compromisso com a Sua igreja (sim, a igreja é de Deus), pode ter argumento que servem para “adormecer” a consciência.

São desculpas, não justificações. Uma justificação é bem diferente de uma desculpa...

Queres uma justificação para fazer parte de uma igreja, a sério? Então aqui vai: a morte de um inocente numa cruz para que tu fosses perdoado, tornando-te igreja.

Ana Ramalho



1 Suplemento NA Obreiro, revista Novas de Alegria, Julho 2010

in revista BSteen, Outubro 2010

Comentários