R.I.P.+ 18

“O judoca internacional português Tiago Alves morreu terça-feira à noite, vítima de doença [cancro]. (...) Tiago Alves, de 18 anos, competiu em Abril na Taça da Europa de Esperanças, na Estónia, onde alcançou a medalha de bronze.”1

Descobriu que tinha cancro a 21 de Junho e morreu a 19 de Julho. No seu blog escreveu “muitas vezes perguntamos porque é que o mal só acontece a nós e não aos outros, porquê que eu, que tento ser a melhor pessoa possível e tento ter uma vida o máximo saudável possível, tenho de levar com todo o mal.”2

Não sei dar valor àquilo que o Tiago passou. Nesta situações não há respostas fáceis. O sofrimento é isso mesmo: um sofrimento. Esta história podia acontecer a qualquer um. Podia ser eu... podias ser tu! Como te sentirias? Qual seria a tua reacção perante a vida, a escola, a família, os amigos... Deus?

Se olharmos para a vida apenas pelo tempo que aqui vivemos, a revolta e a angústia podem tomar conta do nosso coração nestes momentos. Estamos num mundo imperfeito, no qual a doença, a injustiça e o mal andam à solta. Quando escolhemos Deus para ser o nosso Guia, a nossa perspectiva é transformada, alimentada pela Palavra de Deus e suportada pelo nosso relacionamento pessoal com Ele, cultivado dia a dia.

Não fomos criados apenas para o “aqui e agora” mas para viver sempre com o Pai. Ele protege-nos muitas vezes, cura-nos. Devemos procurar a Sua ajuda, com confiança. Mas, enquanto respirarmos estamos sujeitos a doenças e outros problemas – e na Sua sabedoria Deus pode querer-nos junto a Ele, antes do “prazo normal”.

Cinco dias antes de nos deixar, o Tiago definiu a palavra CANCRO assim: “Caminho para a luta; Agarrar a vida; Nunca desistir nem baixar os braços; Combater com unhas e dentes; Resistir à dor e ao sofrimento; Olhos sempre postos na confiança.”2

O Tiago desafiou-me. Queixo-me de coisas tão insignificantes... e tenho um Deus tão espectacular, amigo e poderoso! Preciso alimentar a minha esperança naquilo que o Pai diz e confiar. Repara:

Deus está comigo nas dificuldades Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (Salmo 23:4, versão NTLH)

O bom e o mau fazem-me crescer Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus.” (Romanos 8:28a, versão NTLH)

Vou viver para sempre! “E se a nossa esperança em Cristo é unicamente para esta vida, nós somos as pessoas mais miseráveis no mundo. Mas o facto é que Cristo ressuscitou mesmo dos mortos e se tornou o primeiro entre milhões que um dia voltarão a viver!” (1 Coríntios 15:19-20, versão “O Livro”)

Estou contigo!

Ana Ramalho



+ “Rest in Peace”, tradução livre “Descansa em Paz”; 1Fonte: desporto.publico.pt, 21 de Julho de 2010; 2Fonte: ipponforlife-tiagoalves.blogspot.com

in revista BSteen, Novenbro 2010

Comentários