Esta Lady deixa-me GaGa

Fama espectacular ou influência sobrenatural?

Estamos a viver numa época acelerada, onde todos os dias aparecem coisas novas e alternativas. A mais conhecida dos últimos tempos, chama-se Lady Gaga e é uma artista musical da qual já deves ter ouvido falar… 

Noutra época da Humanidade, também existiu uma Pessoa que veio agitar, mas não vender. Ao contrário da Lady Gaga, não usava produções gigantes voltadas para Si ou palcos cheios de efeitos. Não agia no espectacular, mas sim no sobrenatural. Mexeu com os padrões da sociedade da época, mas para trazer alívio, cura e esperança. 


Jesus é essa pessoa. Tanto Ele como a Lady Gaga, tiveram impacto nas pessoas, mas por motivos e com objectivos bem diferentes. Jesus não perseguiu a fama, mas demonstrou ser uma influência importante, mesmo tendo sido mal tratado pela sociedade da Sua época. 


A fama humana vai e vem, a influência de Deus mantém-Se. A fama está na moda num dia, no outro já não. A influência de Cristo marca épocas, anos e séculos – é eterna. A fama é superficial, a influência de Jesus mexe com o interior. Os famosos andam ao sabor da moda. Os seguidores de Cristo são influenciados por Ele para serem uma boa influência. A fama é uma vida com estilo, a influência cristã é um estilo de vida. 


E tu? O que preferes? Ser famoso ou influente?



A Lady Gaga veio dar mais uma achega à música Pop, mudando e ultrapassando o que já tínhamos visto em termos de modo de vida da sociedade.

POP STAR
Ela causa reboliço e agitação pelo que diz e faz, com um só objectivo: o de vender. Usa produções gigantescas e palcos enormes, carregados de efeitos espectaculares, para estar no centro das atenções. A sua música ecoa por todas as rádios e é tida como uma heroína. Usa o palco e os videoclips para fazer activismo político a causas que lhe sejam convenientes. Faz uma salada russa entre Deus, espiritualidade e muito ocultismo1.

Ataca os padrões da sociedade para que se fale nela. Trabalha com os maiores peritos de marketing. Viaja por todo o mundo e trabalha as aparências como um camaleão. Ela promove a sensualidade e o prazer a qualquer custo. Já para não falar da roupa! “Lady Gaga, que já se vestiu com dezenas de sapos Cocas e com um plástico transparante, conseguiu espantar o público dos MTV Music Awards, ao aparecer em palco com um vestido feito, aparentemente, de carne vermelha crua.”2.

É seguida por milhares, é imitada por bastantes pessoas, é famosa, mas um dia a fama vai passar… Ser influente é fazer algo de importante, que marque as pessoas. Será que a Lady Gaga está realmente a criar um impacto positivo ou negativo? Será que aquilo que ela faz é mesmo importante e bom?

Podemos pensar que sendo famosos, temos a capacidade de mudar o mundo. Mas que tipo de mudança está a trazer alguém como a Lady Gaga? E será que só sendo famosos podemos mudar as coisas à nossa volta?

OUTRO TIPO DE FAMA
Falou alto e em bom som, mas não para sobressair como herói. Nunca foi um activista político, mas apoiou os desfavorecidos e oprimidos, mesmo tendo sofrido por isso. Trabalhou com pescadores e cobradores de impostos, nunca Se afastou muito da Sua terra natal. Trabalhou os corações e o íntimo das pessoas com amor e sinceridade. É seguido por milhões, tem uma influência enorme nas pessoas que O encontram e ainda hoje é conhecido e adorado…

O desejo de Jesus não era o estrelato, era fazer a vontade do Pai. Não veio para um projecto a curto prazo, apesar do tempo que esteve entre nós ter sido curto, mas influenciou tantas vidas, que hoje em dia é seguido por todo o mundo, porque Ele é a prova do maior amor que pode existir. Ele morreu em nosso lugar. Deus entregou-O para ser tratado como nós merecíamos, para que nós sejamos tratados como só Ele merece. 

PENSA NISTO...
“Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova pessoa; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo! (...) Somos então como embaixadores de Cristo. E é como se Deus por nosso meio lançasse um apelo aos homens. Nós vos suplicamos então, da parte de Cristo, que se reconciliem com Deus!” (2 Coríntios 5:17 e 20, versão “O Livro”)

1 http://musica.uol.com.br/ultnot/2010/05/24/lady-gaga-diz-que-seu-proximo-disco-sera-mais-espiritual.jhtm; http://www.contactmusic.com/news.nsf/story/lady-gaga-haunted-by-ryan_1179571

Comentários