Entra na onda!

Sei que não é meu hábito usar este espaço para falar do resto da revista, mas vou fazê-lo este mês. Talvez sejas uma das pessoas que esteve no ENJUV2011 (Encontro Nacional de Juventude das Assembleias de Deus) e tenhas vontade de passar imediatamente para as próximas páginas... mas espera! Ou, por não teres tido oportunidade de ir, estejas curioso com o que aconteceu por lá... aguenta 3 minutos!

O ENJUV foi um tempo que marcou profundamente quem lá esteve. Foi um evento importante – mas é bom que não fique por aí. Nas mensagens que escutámos, o desafio foi feito em 4 passos:
- Qual é a tua História? – deixa Deus limpar a lama do pecado e fazer aparecer a obra prima que Ele criou – cada um de nós;
- O poder do Espírito Santo – aprende a escutar Deus, a conhecer a Sua Palavra, e a responder positivamente à vontade de Deus, para que Ele te transforme dia-a-dia;
- Sê o corpo – vê as pessoas como Deus vê, alcança-as para Ele, ou seja, age como igreja, como parte do Corpo de Cristo;
- A História continua – entra no processo de crescimento de Jesus, equipa-te para alcançar outros.

Na última mensagem o pastor John Burke comparou a igreja a uma onda. Uma onda é constituída por pequenas partículas de água juntas, movidas pelo vento, pelas correntes... da mesma maneira nós devemos, unidos, ser movidos pelo poder do Espírito Santo para criar impacto na nossa nação. Sozinhos não fazemos muito mas unidos e com o poder de Deus podemos ser usados por Ele de uma maneira sobrenatural. Esse impacto precisa ser continuo, independentemente se estiveste ou não no ENJUV.

Lembra-te que Deus quer continuar o teu processo de crescimento pessoal, baseado na intimidade que crias falando com Ele e no contacto com a Sua Palavra, mas para isso deves estar disponível e fazer a tua parte. Jesus quer usar-nos a todos e a cada um para fazer a Sua Igreja crescer. Precisamos fazer o Seu nome conhecido no meio dos nossos amigos. Eles precisam saber como Deus os ama e como eles precisam conhecer pessoalmente Deus para que, também eles, descubram que o pecado, as más escolhas, a rebeldia, nos afastam de Deus e do Seu plano para nós.

Algumas dicas práticas, que já conheces provavelmente mas que é sempre bom relembrar:
- Diariamente - Continua em contacto com Deus (alguns estão a fazer a Experiência 60/60, que podes conhecer na reportagem), lê a Sua Palavra e responde aos desafios de Deus para ti. Se ainda não conheces Deus pessoalmente, desafia-O na tua vida. Fala com Ele de uma forma sincera e pede-Lhe para Se revelar. Lê a Bíblia também nesse sentido (João, Marcos, Lucas, Mateus ou Salmos).
- Semanalmente - Frequenta os cultos de oração e estudo bíblico da tua igreja local. Usa a tua Bíblia, lê e medita. Arranja um bloco ou caderno para tirar apontamentos e depois reler em casa:
- Regularmente - Procura fazer um curso bíblico (EETAD, por exemplo) e/ou livros que te ajudem a conhecer melhor a Palavra de Deus. Se tiveres um pastor, líder de jovens, professor de Escola Dominical ou um amigo adulto com bom testemunho que te possa ajudar nessa descoberta, melhor;
- Campanha Minha Esperança Portugal - Fala com o teu pastor e informa-te. É uma oportunidade EXCELENTE para os teus amigos conhecerem Jesus. Pensa em 10 pessoas, ora por elas e pede a Deus oportunidades para ajudá-las e convidá-las. Informa-te em minhaesperanca.org

“Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Em relação àqueles que vivem desta maneira, a lei nem sequer tem necessidade de existir. E a razão é que os que pertencem a Cristo crucificaram com ele a sua velha natureza com as suas paixões e baixos instintos. Portanto, se realmente vivemos sob a acção do Espírito, sigamos fielmente as suas indicações, a sua inspiração.” (Gálatas 5:22-25, versão “O Livro”)

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é verdade. É um escudo para com os que procuram a sua protecção.” (Salmo 18:30, versão “O Livro”)

“Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos lugares mais distantes do mundo” (Actos 1:8, “A Bíblia para Todos”)

Só temos duas hipóteses: ou entramos na onda ou deixamos a onda passar. Eu quero fazer parte. E tu?

Estou contigo!


Ana Ramalho


in revista BSteen, Novembro 2011

Comentários