Outros negócios

Chegou segura, apresentando um ar profissional, íntegro e interessado. Tínhamos a reunião agendada há algumas semanas. Mais um fornecedor que apresentava os seus produtos e serviços.

A meio de um café, vieram mil e uma questões relacionadas com o que aquela empresa nos poderia oferecer, mas aqui e ali as perguntas de quem tem dúvidas sinceras e se sente desligada do que lhe foi falado como tradição religiosa, iam surgindo e sendo o pano de fundo para uma situação de doença grave na família.

No intuito de responder e dar sentido à busca espiritual daquela simpática e elegante senhora, fui partilhando as minhas descobertas pessoais enquanto conheço e reconheço Deus no meu caminho.

Ofereci uma Bíblia e, no meio da comoção do momento, perguntei-lhe se queria que orasse por ela e pela sua família. A senhora sorriu, limpou as lágrimas e acenou. Falei com Deus e intercedi por ela. No final, não tínhamos nenhum negócio fechado, mas um coração aberto e a promessa de que as minhas orações iriam continuar.

Ganhei o dia, não porque tinha feito uma “boa acção” que me fez sentir bem, mas acima de tudo porque mais uma pessoa que Deus ama pôde ouvir falar do desejo que Ele tem de Se relacionar com todos e com cada um. 

Talvez aquela empresa venha a conseguir competir com os preços dos seus concorrentes e ganhe algum trabalho, não sei. De uma coisa tenho a certeza: eu aproveitei uma oportunidade de ouro, uma pessoa amada por Deus, que ansiava conhecer um propósito, um caminho, uma direcção para a sua vida. 
Não posso imaginar as condições complexas de todos os que me lêem neste momento. Há histórias de vida que não compreendo, mas olho com humildade pela dor e o desespero inimaginável e resgatador de toda a esperança. A mulher de meia-idade que acaba de sofrer o penoso processo do divórcio, o jovem universitário que teme o seu futuro (des)emprego, a idosa que acaba de ter a mensagem letal de um cancro em fase terminal, o empresário que vê todos os seus esforços de anos serem drenados pela crise ficando sem tecto para trabalhar ou viver. 

Também não consigo imaginar aquilo que Deus é capaz de fazer, num momento ou num processo. Mas sei, sem quaisquer dúvidas, que Ele pode. E Ele quer. Deus não é alguém distante, inconstante ou rabugento, que age por “apetites”. Deus é amor e o Seu desejo é que possamos conhecê-Lo pessoalmente, e sejamos tudo o que Ele deseja para nós e, essa vontade é boa, perfeita e agradável.

Alguém disse e subscrevo “o negócio de Deus ainda é transformar vidas”. Este é o propósito de Deus: trazer-nos de uma vida apodrecida para uma nova vida, que se transforma dia a dia. Uma vida que vale a pena, porque não se limita ao aqui e agora mas nos dá uma esperança real e verdadeira de termos para sempre uma qualidade de vida eterna.

Como humanidade temos escolhido viver independentes de Deus, mas podemos tomar outra atitude. Basta querermos. Ele quer.

“Isto é bom e agrada a Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque existe um só Deus. E entre ele e os homens há um só intermediário, que é Jesus Cristo seu Filho, que é, ele próprio, homem também; o qual se deu a si mesmo como preço da salvação de toda a humanidade. Esta é a mensagem que Deus trouxe ao mundo no momento oportuno.” (1 Timóteo 2:3-6, versão “O Livro”)

Ana Ramalho Rosa


in revista Novas de Alegria, Março 2011

Comentários