Um casal-modelo

Não, não estamos a falar de um casal de modelos, como deves ter reparado, mas de um casal-modelo... ou seja, um casal que deixou um bom exemplo.

A história destes dois amigos do apóstolo Paulo aparece pela primeira vez em Atos 18. Áquila, um cristão de origem judaica, e Priscila, a sua mulher, conheceram Paulo em Corinto, onde os três faziam tendas para ter sustendo. Tinham fugido da sua terra natal – Roma - devido à perseguição dos  Romanos, por causa de Áquila ser judeu.


Eles eram unidos – Na Bíblia, sempre aparecem mencionados os dois aos mesmo tempo. Onde quer que um fosse, o outro também ia. Mesmo com perseguição e/ou emigração, lá estavam os dois.

Eles serviam a Deus juntos – Não apenas tinham a mesma profissão, mas aparecem sempre os dois a evangelizar, aconselhar, ajudar, etc. (Atos 18:18-28; Romanos 16:3-4).

Eles investiam na vida dos outros – Eles ajudaram Apolo a compreender melhor o que era seguir a Cristo (Atos 18:24-28), e apoiaram Paulo na sua viagem a Éfeso. Quando Paulo deixou Éfeso, eles abriram as portas da sua casa para os irmãos se reunirem lá (1 Coríntios 16:9).

Eles arriscavam a sua vida por amor a Deus e às pessoas – Paulo fala deles na sua carta aos manos em Roma, para onde regressaram: “as minhas saudações a Priscila e Áquila, meus companheiros de trabalho ao serviço de Jesus Cristo. Eles arriscaram a própria vida para salvarem a minha. Por isso estou-lhes muito grato. E não só eu, mas também todas as igrejas dos crentes vindos do paganismo.” (Romanos 16:3-4, BPT)

Pode parecer esquisito falar de um casal quando tu ainda só pensas no namoro... mas o namoro deve ser um projeto do casamento. Quem são os teus modelos de namoro/casamento? Aquilo que procuras num namorado(a) deve ter a ver com o tipo de casamento que desejas ter.

Procura na Bíblia o que Deus pensa acerca disso... ou fala com a tua professora ou o teu professor de Escola Dominical para te dar umas dicas bíblicas nesse sentido. Para começar, que tal meditares no exemplo de Priscila e Áquila?

Estou contigo!


Ana Ramalho Rosa

in revista BSteen, outubro 2014

Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários