Um alemão pegou num martelo...

E criou o caos há 500 anos, quando pregou numa porta da Catedral de Wittenberg, 95 ideias que tinha desenvolvido e que vieram a ser importantíssimas para a História.

Porque é que um tipo chamado Lutero, ainda por cima frade, acabou por ter tanta importância e como é que conseguiu causar tanto alarido? 

Bem, para teres uma ideia rápida, Lutero viveu numa época em que as pessoas eram enganadas por alguns fulanos sem vergonha. Dentro desse grupo de fulanos havia um chamado Tetzel. E o jovem Tetzel e os seus camaradas, viviam à custa da ignorância do povo: faziam comércio com a fé das pessoas. Ok, não é que hoje isso não exista (infelizmente ainda acontece), mas na época era demais… basicamente, era pessoal que vendia pedaços (do que diziam ser) da cruz onde Jesus foi crucificado, pedaços do céu (tipo, davas uma boa esmola e ganhavas o “direito” de morar no céu mais rápido), entre outras coisas.



Como vês, Tetzel e os seus amigos eram verdadeiros artistas. No fundo, faziam troça da Igreja e enganavam as pessoas com o objetivo de lucrar. Lutero irritou-se um bocado com esse assunto e decidiu que era altura de “arrumar a casa”. A ideia principal de Lutero era “reformar” (ou seja, tornar a formar ou corrigir a forma) aquilo que era a Igreja da época e limpá-la dos seus maus hábitos. Nada que não tivesse sido tentado antes por Jan Huss ou John Wycliffe. Onde eles tentaram, Lutero teve sucesso.

E qual é a importância disto para nós? Toda! Tal como Lutero, precisamos de estar atentos aos abusos que existam, para que não se misturem ensinos falsos com o Evangelho. Porque o Evangelho dá vida e é de graça, não custa dinheiro e a salvação não se compra, mas está à nossa disposição porque Jesus morreu por nós. 

Por isso, a melhor maneira de saberes o que é o Evangelho, é pegares na tua Bíblia e começares a ler. Devora a tua Bíblia, abre o teu coração a Deus, pede-Lhe que o Espirito Santo te use todos os dias.

Se um alemão (que quis honrar Deus) incomodou muita gente (que tornava o Evangelho uma anedota), aposto que 1050 leitores da BSteen podem incomodar e mudar muito mais!


Ricardo Rosa

in revista BSteen, outubro 2017. Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários