"Eu vi um sapo"

Não me enganei. Aparentemente a canção que dá título a esta Krónica tem mais a ver com a Boa Semente do que com a BSteen... mas não! Tem tudo a ver contigo e comigo. 

Já alguma vez reparaste bem nos sapos? Como sabes, eles alimentam-se de insetos, mas há uma coisa que sempre me deixou curiosa: porque é que os sapos incham? (É proibido ir a correr “googlar”) As razões são várias e há uma bastante curiosa. Têm uma capacidade de inchar tanto o papo que, quando são capturados por outro animal, podem usar esse recurso para matar o seu predador por asfixia. Está última fez-me lembrar a tentação e o pecado.



Se pensarmos no sapo como uma tentação... tal como os supostos “predadores” ficarmos a olhar para ela, a admirá-la enquanto “incha” parecendo cada vez mais apetecível, e em breve, passamos à ação. “Engolimos” o que não devíamos e somos nós que ficamos apanhados — caímos e ficamos presos, asfixiados por aquele pecado.

A nossa tendência é pensarmos que somos nós que controlamos a situação. Que somos os “predadores”, até que chegamos à triste constatação — mais tarde ou mais cedo — que de predador passamos a presa.

Tiago explica na sua carta: “Feliz daquele que resiste às tentações, porque depois de ter sido provado recebe como prémio a vida eterna que Deus prometeu aos que o amam. Mas quando alguém for tentado não diga: ‘Foi Deus que me mandou esta tentação.’ Porque Deus nem é tentado por nenhum mal, nem é causador de tentação para ninguém. Os maus desejos é que são motivo de tentação para cada um, seduzindo-o e desviando-o do caminho certo. Deste modo, o mau desejo gera o pecado e o pecado, como consequência final, produz a morte.” (Tiago 1: 12-15, BPT)

Enquanto aqui estamos temos esta luta entre o nosso espírito, que quer fazer a vontade de Deus, e a nossa carne, ou seja, os nossos maus desejos, “espicaçados” pelo inimigo e pelo sistema de valores da sociedade contrário à Palavra de Deus.

Tiago dá-nos algumas “dicas” preciosas: “Portanto, sejam submissos a Deus e resistam ao Diabo, que ele fugirá de vós. Vão ao encontro de Deus e ele virá ao vosso encontro. Os que são pecadores corrijam-se dos seus erros; os indecisos purifiquem as suas intenções. Reconheçam o vosso mal, arrependam-se e chorem. Que o vosso riso se transforme em luto e a vossa alegria, em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor e ele vos há de engrandecer.” (Tiago 4:7-10, BPT)

Não podemos impedir que as tentações venham, mas podemos, ou não, alimentar o nosso desejo, “engolir o sapo” e asfixiar... se já te aconteceu, corre para Jesus. Ele tem poder para ter de dar oxigénio, vida e vida com abundância, e ajudar-te a resistir às tentações.


Ana Ramalho Rosa


in revista BSteen, julho 2018. Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários