Hobbie ou profissão?

Conheço alguém que é uma excelente cozinheira. De salgadinhos a doces, de pratos típicos portugueses a sobremesas criativas, ela tem um jeito natural que toda a gente lhe gaba, que tem aperfeiçoado ao longo do tempo. No entanto, ela vê as suas aventuras criativas na cozinha como um hobbie.
 Por outro lado, tenho um amigo que trabalhava num banco e deixou um emprego seguro para se dedicar à sua paixão, aos seu hobbie, na área do mergulho. Farta-se de trabalhar, tem feito de tudo, mas anos depois dessa decisão, ele tem uma escola de mergulho, e é um empresário de sucesso. 

Não te quero falar de escolhas profissionais (isso será para outra altura!), mas gostava que pensássemos nisto: às vezes levamos a nossa vida com Deus como um hobbie! Podemos passar mais ou menos tempo juntos na igreja, estar mais ou menos envolvidos a servir, ir a uns retiros, fazer “likes” nos versículos e frases bonitas cristãs quando nos agradam, mas, na verdade, não termos uma ligação com Deus verdadeiramente forte e visível pelos outros. Quando decidimos seguir Jesus, decidimos servi-Lo todos os dias. Somos filhos de Deus, por Jesus, para sermos como o Pai. Já não vivemos mais para nós mesmos, mas para Ele. E quando é assim, a nossa missão é agradar-Lhe, falar acerca Dele e com tudo o que dizemos e fazemos dar-Lhe a glória. Não por imposição, mas por retribuição. A obediência é uma resposta natural áquilo que só Deus pode fazer, e é sobrenatural - tornar-nos novas criaturas. É uma paixão que precisa ser alimentada diariamente. Ser filho de Deus não é um hobbie de fim de semana, mas também não é uma profissão – é uma condição, que se reflete num estilo de vida que atrai os outros para Ele. É um compromisso para a vida - com um foco, uma missão. E quando temos uma missão, temos um foco, e quando temos um foco centramos nele as nossas energias, tempo, forças e recursos. “Como filhos que imitam o pai que muito os ama, procurem seguir o modelo de vida que Deus vos propõe. Que a vossa vida se encha do amor de Deus, esse amor com que Cristo vos amou e pelo qual se entregou em vosso lugar num sacrifício cujo perfume subiu agradavelmente até à presença de Deus (...) Vejam pois como é que se conduzem: não como gente insensata, antes como pessoas espiritualmente esclarecidas, num mundo que é dominado pelas forças do mal; por isso devem saber dominar o tempo, tirando dele o melhor partido. Fujam, portanto, de uma conduta irresponsável; procurem compreender a vontade do Senhor.” (Efésios 5:1-2, 15-17, OL)  
Ana Ramalho Rosa


in revista BSteen, setembro 2018. Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários