Não podemos ficar por aqui!

A coisa mais fantástica que nos pode acontecer é sermos filhos de Deus... E como é que isso acontece? Nascemos com um problema: o pecado, a nossa tendência para desobedecer a Deus. Ele quer salvar-nos, perdoar os nossos pecados que são a “barreira” que nos afasta Dele.

Por causa disso, Jesus veio (por amor!) e tomou o nosso lugar, pagou com a Sua vida pela nossa vida — alguém tinha de satisfazer a justiça divina. Ao reconhecermos que somos pecadores e precisamos do perdão de Deus, somos tornados em novas pessoas, em filhos de Deus. É fantástico. Não somos apenas amigos, ou servos, mas filhos, e temos a certeza que somos salvos da condenação eterna.... mas não é para ficar por aqui! 



Deus deseja que cresçamos espiritualmente, que nos alimentemos da Sua Palavra, que falemos com Ele pela oração, que cumpramos o mandamento do batismo (assumindo publicamente a nossa decisão de seguir Jesus) e que nos juntemos a outros que fazem também parte da família de Deus que se expressa localmente — a igreja... mas não é para ficar por aqui! 

Como filhos de Deus não nos podemos contentar em ter todos os privilégios e guardá-los apenas para nós. Não podemos ficar “entretidos” a aproveitar a vida com Deus, como se estivéssemos numa estância de férias, enquanto os outros estão a caminhar sem rumo (ou para o destino errado), sem saber que Deus os deseja salvar. Jesus disse: “Mas quando o Espírito Santo tiver descido sobre vocês, receberão poder para falar de mim ao povo de Jerusalém, e em toda a Judeia e Samaria, até aos extremos da Terra.” (Atos 1:8, OL); Pedro explicou à multidão, no dia em que o Espírito Santo baixou nos 120 que estavam a orar, esperando esse evento que “a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.” (Atos 1:39, ARC) Deus quer que sejamos cheios do Seu Espírito para que possamos ter ousadia e sabedoria para falar aos outros do amor de Deus, para nos inspirar transmitir o nosso testemunho acerca da nossa salvação, da mudança que Ele fez em nós (e todas as bênçãos e milagres que ganhámos com isso), esta mensagem centrada em Cristo e naquilo que Ele fez na cruz — a mais importante que o mundo precisa ouvir... mas não é para ficar por aqui!

Jesus disse: “’Vão por todo o mundo e preguem a boa nova a todos, em toda a parte. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não quiser crer será condenado. E quem crer servir-se-á da minha autoridade para expulsar demónios, e falará novas línguas. Poderá até pegar em cobras, e se beber alguma coisa venenosa não lhe fará mal, e poderá pôr as mãos sobre os doentes e curá-los.’ Quando acabou de falar com eles, Jesus foi levado para o céu e sentou-se no lugar de honra, à direita de Deus. Os discípulos foram pregando por toda a parte, e o Senhor estava com eles, comprovando o que diziam com os milagres que se seguiam às suas mensagens.” (Marcos 16:15-20, OL)

Precisamos ser testemunhas de Jesus, mas também precisamos ser usados com os dons do Espírito Santo. E isso não foi apenas para os crentes de Atos, nem para os crentes que fundaram o Movimento Pentecostal Moderno... é para nós, igreja de hoje. Queremos que os nossos amigos e familiares que estão sejam salvos e mudem de vida, que os que estão doentes possam ser curados, que aqueles que estão presos nos vícios, na sensualidade, na pornografia, sejam transformados, que as famílias sejam restauradas.

Que haja um mover de Deus de tal forma que a Sua glória seja o que transparece no nosso pensar, falar e viver, atraindo as pessoas a Cristo. Não um movimento fabricado, mas vindo de Deus. Não centrado no homem, mas na Cruz. Não com uma mensagem “adocicada”, mas vinda da Bíblia para o nosso coração, e do nosso coração para a nossa boca e as nossas mãos, para que sejamos, como alguém disse “a mensagem com a mensagem”, ousados e usados por Ele, como Ele quer, quando Ele quer. Os meios que Ele coloca hoje à nossa disposição são tantos. Do que é que estamos à espera? 

Ana Ramalho Rosa

in Novas de Alegria, outubro 2018

Comentários