E logo deixaram as redes e seguiram Jesus!*


O que quer dizer esta frase para ti? Se calhar pensas em alguém a desligar-se do Facebook ou do Instagram e, assim, seguir Jesus. Mas esta frase diz muito mais... ela é bem mais antiga que tu (e que eu!) e que as redes sociais virtuais.

O episódio é resumido por Marcos (ele escreveu o Evangelho mais sintético do Novo Testamento): “Um dia, ia Jesus caminhando pela costa do Mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, a pescar à rede, pois eram pescadores por ofício. Jesus chamou-os: ‘Venham e sigam-me. Farei de vocês pescadores de pessoas.’ E logo deixaram as redes e o seguiram.” (Marcos 1:16-18, OL)


Simão e André estavam à volta das redes, não para postar nada mas para pescar! Era assim que eles ganhavam a vida... e Jesus chamou-os para uma coisa fantástica: pescar pessoas. Claro, Jesus não estava a falar de uma pesca à linha ou com redes, mas de levar as pessoas a conhecê-Lo, a saber a sua necessidade de salvação e a reconhecerem que Ele era o único que os podia salvar e guiar, dando-Lhes uma nova vida.

A chamada de Jesus para estes homens e para os que fariam parte do grupo dos discípulos, tinha sempre a ver com o desafio não apenas de conhecê-Lo na teoria, mas de viver perto Dele, refletindo na prática o Seu exemplo, e partilhar as boas notícias da salvação. O mesmo acontece hoje.

Todos os homens e mulheres, rapazes e raparigas, são chamados por Jesus, primeiro, para terem uma nova vida — para a salvação. Esta é a primeira “chamada”. Somos despertados por Jesus para largar as “redes” do pecado e das influências maléficas de Satanás e do sistema de valores do mundo e andar dia a dia com Ele, em verdadeira liberdade, em novidade de vida.

Depois, todos os que já aceitaram esse convite de Jesus são chamados para deixar as “redes” do conformismo, da apatia, da religiosidade, das coisas que nos ocupam o tempo e nos impedem de ter uma comunhão com Ele — porque só podemos seguir alguém e obedecer-Lhe se investirmos tempo nesse relacionamento. Jesus não tem conta no Facebook, Twitter ou Instagram. Mas Ele tem sempre tempo para falar contigo através da Sua Palavra e está sempre disponível para escutar-te em oração. Jesus não bloqueia nenhum dos Seus amigos!

Além disso, aqueles que seguem Jesus, dia a dia, partilham com os outros as Boas Notícias da salvação, através de palavras, de atos... No café, na escola, com os amigos e colegas, e também nas redes sociais. Ser testemunha de Jesus é mais do que uma opção — é uma ordem do Mestre a quem seguimos. Todos os que são filhos de Deus e fazem parte da família de Deus – a Igreja – têm uma vocação específica no Corpo de Cristo. Em alguns casos essa vocação vai levá-los a deixarem as redes (profissão) para se dedicarem inteiramente a servir a Deus e à Sua Igreja, muitas vezes partindo para outros lugares, sendo sustentados pelos irmãos na fé — como missionários, pastores, evangelistas, etc. Noutros casos, a sua vocação será fazer a diferença no seu trabalho, na sua terra. Em todos os casos, ninguém fica de fora: todos têm que estar atentos para que não haja qualquer tipo de “redes” embaraçá-los, ficando impedidos de viver de forma a agradar a Deus — inclusive através do modo como O server, servindo os outros.   

Finalmente, precisamos mais do que nunca de que o Espírito Santo tenha liberdade não apenas para transformar o nosso carater, mas também para nos dar ousadia e sabedoria para tudo o que fazemos como Igreja.

Jesus disse: “’Vão por todo o mundo e preguem a boa nova a todos, em toda a parte. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não quiser crer será condenado. E quem crer servir-se-á da minha autoridade para expulsar demónios, e falará novas línguas. Poderá até pegar em cobras, e se beber alguma coisa venenosa não lhe fará mal, e poderá pôr as mãos sobre os doentes e curá-los.’ Quando acabou de falar com eles, Jesus foi levado para o céu e sentou-se no lugar de honra, à direita de Deus. Os discípulos foram pregando por toda a parte, e o Senhor estava com eles, comprovando o que diziam com os milagres que se seguiam às suas mensagens.” (Marcos 16:15-20, OL)

Precisamos que Deus tenha liberdade em nós, através do Seu Espírito, para que possamos falar sem medo mas com sabedoria acerca da necessidade que os nossos colegas e amigos têm de uma nova vida. Precisamos que a realidade da presença e ação do Espírito Santo ultrapasse os eventos especiais e retiros para se tornar natural viver no sobrenatural de Deus — onde todos os dons do Espírito Santo estão em ação, onde pessoas são curadas e libertas, etc. Vamos deixar as “redes” do medo, do preconceito, da timidez, das distrações virtuais e deixar que Deus trabalhe em nós e através de nós. Porque a promessa da ação do Espírito Santo “vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.” (Atos 1:39, ARC)

Ana Ramalho Rosa


*Paráfrase de Marcos 1:18. Texto inspirado em imagem partilhada no Facebook

in BSteen, novembro 2018

Comentários