Montanha-russa

Quem gosta de adrenalina? E de andar de montanha-russa? Uma viagem de montanha-russa passa um momento, talvez 10 minutos ou por aí, e a sensação final é fantástica (dizem!). Mas quando isso acontece dia a dia, nos nossos sentimentos e relacionamentos, o que no princípio era uma dose de adrenalina positiva, pode tornar-se desgastante e até esgotante. Aquela sensação de que está tudo “na maior” num dia, mas no seguinte parece que está tudo do avesso… e por nenhuma razão especial. Ou acontecem coisas tão boas que parece que fazemos um loop emocional…, mas não tarda nada voltamos àquela descida íngreme.


A Bíblia diz para termos cuidado com os nossos sentimentos, simbolizados pelo coração “E sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele depende tudo na vida.” (Provérbios 4:23, OL). Os sentimentos são bons – Deus criou-nos com eles -, mas quando tomam o comando da nossa vida podem ser perigosos. É bom ficarmos felizes por passar de ano, pelos gestos bons que têm para connosco. É normal termos tristeza quando algo corre mal ou somos rejeitados. O problema é quando a euforia ou a tristeza nos dominam. Porquê? Às vezes as sensações que experimentamos num momento levam-nos a ter uma ideia daquela situação que muda algum tempo depois, quando refletimos ou sabemos de factos que antes desconhecíamos.

É por isso que, quando estamos a caminhar nesta vida, precisamos todos os dias entregar as nossas vitórias em gratidão Deus, mas também colocar nas Suas mãos as nossas lutas e dúvidas. Nos primeiros versos do Samo 73, Asafe confessa: “Quanto a mim, por pouco me ia desviando do caminho reto, quase escorregava. Pois tive inveja do bem-estar dos soberbos e dos que rejeitam Deus.” (v. 2-3, OL) Depois, faz uma descrição de várias coisas que o deixavam revoltado… até que acontece algo que muda as coisas: “Até que entrei no santuário de Deus. E então compreendi enfim o destino dessa gente!” (v. 17, OL) A melhor pessoa para trazer paz ao nosso coração e para nos fazer ver além dos nossos olhos sentimentais é Deus, que conhece tudo acerca de nós e… de tudo! Passar tempo com Deus e a Sua Palavra, muda tudo. Experimenta!

Ana Ramalho Rosa
in BSteen, março 2019

Comentários