Falhei!


Imagina um jogo de futebol. Na final da taça em três grandes penalidades assinaladas o mesmo jogador falhar as três. Podia até ser o melhor marcador do campeonato, mas naquele jogo decisivo, ele falha uma... duas... três vezes. Frustrante, não achas?

Falhanços no desporto, todos os jogadores podem ter, acontecem em todas as equipas. Falhanços na vida, todos temos... todos estamos a viver, a lutar pela vida: falhar, errar, pecar, entristecer Deus, deixar os nossos amigos ou familiares desiludidos... infelizmente acontece a todos!


Se tens falhado (e todos falhamos!), pergunta a ti mesmo:

- Qual a origem do meu erro? Deixei-me enganar? Não procurei perceber a vontade de Deus, pela Palavra e oração, antes de tomar uma decisão? Não tomei atenção às pessoas/situações que me estavam a influenciar negativamente? Precipitei-me?

- Como reagi quando percebi que errei? Achei que toda a gente erra, por isso, paciência? Percebi que fiz asneira, magoei os outros, e Deus... e resolvi mudar de direção? Nem me chateei porque Deus perdoa-me e está tudo bem? Achei que Deus nunca me vai perdoar?

- O que fiz depois disso? Segui com a vida porque não foi assim tão grave? Senti-me indigno do amor de Deus e por isso deixei orar? Ou decidi que precisava mudar algumas coisas para não voltar a errar nessa área e pedi ajuda a Deus nisso? 

Na verdade, nunca desiludimos Deus, porque Ele sabe tudo, mas podemos entristecer o Seu coração amoroso e justo. Realmente, Deus não deseja que cometamos erros, indo contra a Sua vontade, porque nos ama e sabe aquilo que é melhor para as nossas vidas..., mas quando pecamos, Ele deseja que vamos Lhe peçamos perdão, com verdadeira vontade de mudar a nossa atitude. Afinal, a coisa mais fantástica na vida é a amizade que temos com Ele!

“Meus filhinhos, digo-vos isto para que se mantenham longe do pecado; mas se pecarem, existe um advogado a nosso favor junto do Pai. É Jesus Cristo, o justo. Ele tornou possível a nossa relação com Deus, pois que por ele foram expiados não só os nossos pecados, mas os de todo o mundo.” (1 João 2:1-2, OL)

Ana Ramalho Rosa
in BSteen, maio 2019

Comentários