Verdadeiro ou Falso?


A aplicação da Bíblia para as crianças tem alguns desafios para testar a aprendizagem dos miúdos. Alguns deles são perguntas “verdadeiro ou falso”. Acho piada porque às vezes o meu filho inventa e diz a pés juntos que determinada afirmação é verdadeira quando é falsa, e vice-versa, bem ao jeito de uma criança – de forma criativa e inocente.

Na nossa sociedade a verdade passou há muito tempo a ser um conceito de alguma forma desdenhado e até distorcido. Cada um diz ter a “sua” verdade, que muitas vezes colide com a do vizinho do lado. Num julgamento ambas as partes têm versões diferentes da “verdade” e o trabalho dos juízes muitas vezes não é fácil, perante aquilo que são os factos conhecidos.


Quando descobrimos que temos um problema de saúde grave vamos à procura da “verdade” da nossa situação e do melhor tratamento para ficarmos reestabelecidos. Mas num cenário hipotético imaginemos que ao ouvirmos o terceiro especialista entramos em negação e dizemos, “Mas não pode ser verdade!”  E o médico pega novamente na dezena de exames que fizemos e explica “Os meus colegas têm razão. Tem um temor e precisa de uma cirurgia o mais breve possível. Não sente uma dor e um alto nessa zona?” E em resposta dizermos de modo desconcertante: “Cancro? Não pode ser… deve ser engano.”

O pior doente é aquele que, mesmo diante dos factos, nega o diagnóstico. Prefere viver numa mentira do que aceitar a verdade. E numa outra perspetiva, isso torna-se muito grave quando o médico é Deus e a doença são os nossos pecados. “Porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de Deus.” (Romanos 3:23, OL) Este é um problema que nos toca a todos. Não há como escapar.

Deus conhece-nos profundamente. Afinal, Ele criou-nos e sabe que estilo de vida moral, físico e psicológico é mais saudável para nós. O Médico dos médicos, que cura o corpo, quer antes de tudo curar a nossa alma. Quando entramos no Seu consultório, tenhamos o bom senso de escutar o Seu diagnóstico e fazer os tratamentos necessários. Ele, que é verdadeiro, não deseja que ninguém se perca neste mundo de falsas terapias e “meias verdades”. “Porque o salário que o pecado paga é a morte, mas de Deus recebemos a dádiva gratuita da vida eterna, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.” (Romanos 6:23, OL)

Entramos numa espiral decadente ao fazermos uma automedicação moral e espiritual ajustada às nossas conveniências, sem aceitar a nossa verdadeira condição, ou permitimos que o diagnóstico amoroso de Deus nos confronte para nos dar vida? Há problemas que só Ele consegue resolver com o toque cirúrgico da Sua Palavra, que mesmo quando nos fere é para operar mudança e crescimento, para nos aperfeiçoar em amor. Em vez de vivermos orgulhosamente sós, numa falsa independência, numa concretização efémera, entretidos com a sedução do erro camuflado, talvez tenhamos que nos render e arrepender de estarmos a levar um estilo de vida que renega o plano de saúde total de Deus para o Homem. “Porque pela sua graça é que somos salvos, por meio da fé que temos em Cristo. Portanto a salvação não é algo que se possa adquirir pelos nossos próprios meios: é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pelas nossas boas obras. Ninguém pode reclamar mérito algum nisso. Somos a obra-prima de Deus. Ele criou-nos de novo em Cristo Jesus, para que possamos realizar todas as boas obras que Deus planeou para nós.” (Efésios 2:8-10, OL)

Ana Ramalho Rosa


in Novas de Alegria julho 2019

Comentários