Desliga-te!


Férias. Tempo de desligar, de descansar e fazer coisas diferentes. Passear, passar tempo em família, ir a um retiro, etc. Só que, além da companhia agradável, vai contigo o telemóvel e/ou o tablet.

Na verdade, até dá jeito para a viagem, porque ligas o programa do GPS para os teus pais chegarem mais depressa ao destino… mas passar o tempo todo naquela ansiedade de ver quem fez like à tua última selfie, ou trocar o fim de tarde na praia por duas horas no chat com a tua melhor amiga, não dá com nada, não achas?

Eu sei… pareço a tua mãe a falar (isto de ser mãe dá nisto!), mas pensa comigo:
- quantas vezes acordas a meio da noite porque recebes uma notificação, e depois custa a adormecer?
- se ficas até tarde a trocar mensagens, não acontece que no dia seguinte andas tipo zombie ou parece que ficas elétrico(a)?
- naquela aula em que estavas distraído(a) no Instagram, a professora deu a matéria principal do teste e tu, por causa disso, não apanhaste nada e tiveste uma nega?
- naquele domingo estavas em baixo e em vez de tomares atenção à mensagem, estavas a ver os resultados dos jogos e se o teu clube ía ficar na frente… e no fim do culto sentias-te vazio?


Se calhar nunca aconteceu nada disto contigo – ainda bem… É preciso sabermos que o descanso faz parte da vida com Deus, tal como o trabalho (escola, tarefas em casa, etc.). Dormir e descansar, quando na quantidade certa, são importantes para o nosso equilíbrio físico, emocional, social e espiritual. Isso aplica-se a desligar a net do telemóvel no dia a dia especialmente depois do jantar e até à hora de acordar, e tê-lo desligado ou no silêncio durante as aulas (e no culto!), e a deixá-lo um pouco de lado no tempo de férias.

O exemplo, vem de Deus… só tens que fazer o mesmo! “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” (Génesis 2:2, ARC)

Ana Ramalho Rosa


in BSteen agosto 2019

Comentários