O “diz que disse”



Um título bombástico sem se ler o contexto, uma falsa notícia partilhada por alguém de suporta confiança, uma “cusquice”… o “diz que disse”. Há muita coisa que vemos, lemos e escutamos que são apenas boatos. Podem até ter uma ponta de realidade, mas não são verdadeiros. E o facto de não lermos toda a notícia, mas nos fiarmos apenas no título escandaloso, de não confirmarmos a veracidade do post que o nosso melhor amigo partilhou, de não esperarmos para ver se aquela “cusquice” era mesmo verdade, leva-nos a pensar e falar erradamente.

Se isto pode parecer sem importância se apenas ficar para nós, aumenta de gravidade quando somos agentes da propagação dessas mentiras. Mas torna-se ainda pior quando estamos a falar de ideias, frases e doutrinas que não correspondem à Verdade, à Palavra de Deus.


Apesar da boa intenção, nem sempre partilhamos, escrevemos ou comentamos algo no devido contexto (bíblico, claro está). Mas porque será? Questiono se as pessoas realmente estão a procurar a verdade, neste caso no que toca observar a vida pelos olhos das Sagradas Escrituras.

É que por vezes parece-me que procuramos aqueles pedacinhos de texto bíblico que nos interessam e não tanto o “quadro geral” pelo qual a nossa vida deveria pautar-se. É como se a Bíblia fosse um livro de autoajuda ou uma bola de cristal, fazendo “festinhas” ao nosso ego, no primeiro caso, ou dando-nos a resposta milagrosa, no segundo.

Mas a Palavra de Deus é muito mais do que isso. Ela é a revelação de Deus para nós – tudo o que fazemos e o modo como vemos o mundo deve tê-la como ponto de referência.

Precisamos ter a noção da sociedade em que vivemos, a fase que a nossa vida está a passar, mas se apenas olharmos à nossa volta e para nós, ficamos absorvidos ou frustrados. Um pouco como o percurso do escritor do Livro de Eclesiastes, que analisa a vida “debaixo do Sol”.

Então, precisamos olhar para cima, no verdadeiro sentido da palavra e da Palavra. Procurar conhecer Deus, o Seu coração, a Sua vontade, o Seu plano, os Seus avisos, o Seu consolo, a Sua ajuda e direção, em oração e no poder do Espírito Santo, pela Sua Palavra.

“Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça; para que todo aquele que pertence a Deus seja reto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.” (2 Timóteo 3:16-17, OL)

Precisamos conhecer a Bíblia porque o Deus da Bíblia revela-Se através dela. Precisamos lê-la, relê-la, ouvi-la, “aprendê-la” e vivê-la. Precisamos citá-la e identificá-la no nosso dia a dia. É a Palavra de Deus que nos alimenta espiritualmente, que nos dá segurança quanto ao que sabemos, o que sentimos, o que observamos e o que esperamos. Não podemos viver do “diz que disse”. Precisamos saber o que Deus diz, porque isso, sim, é o mais importante.

Ana Ramalho Rosa

In Novas de Alegria, novembro 2019

Comentários