Para quê?



Para quê estudar? Esforçar-me? …. E a lista continua! 

Às vezes olhamos para o momento que estamos a viver e ficamos perdidos: vale a pena ou não vale? Vou ser mais específica… sem querer generalizar, porque cada caso é um caso, mas no meio de pregações, oração, conversas e testemunhos que ouves, no teu coração começa a crescer o desejo de servir mais a Deus. E vais a mais um retiro e parece que aquele apelo é “para ti”. Se calhar é mesmo Deus que te está a chamar para algo.

Então, no calor do momento, pensas “Vou deixar a faculdade e dizer ao meu pastor que tenho chamada… Para quê estudar se eu quero é servir a Deus?” PÁRA! Eu conheço esse sentimento, porque já passei por aí. Conheço pessoas que tomaram essa decisão no meio de muitas emoções sem pensarem nas consequências, nem se era mesmo esse o caminho que Deus tinha para eles… e deram-se mal. Queria dar-te dicas muito práticas acerca deste tema:


1) Investe no teu relacionamento com Deus mais do que nunca – ora, lê a Palavra e não vivas baseado nas emoções ou sentimentos. As emoções fazem parte de nós, mas precisamos viver com os pés assente na Terra (ou melhor, na Palavra).

2) Procura pessoas com maturidade espiritual para te aconselhar e acompanhar – especialmente os teus pastores, professores de ED, etc. Fazes parte de um corpo. Não andes sozinho!

3) Compreende que estás a amadurecer, e isso é um processo – quer física, psicológica, emocional e espiritualmente estás a crescer. Amadurecer leva o seu tempo, e não estou a dizer para esperares ter 80 anos para tomares as grandes decisões da tua vida, mas dá tempo ao tempo. O que parece hoje ser bom amanhã pode não ser o melhor.

4) Serve a Deus, no que vier à mão, conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10) – Varrer, aspirar, arrumar a sala do culto infantil, fazer o que ninguém quer fazer… tocar, cantar, etc. Serve e não “ponhas de lado” as oportunidades que Deus te dá – sim, alinhar as cadeiras da casa de oração quando “ninguém” está a ver.

5) Não desprezes o que vais aprendendo no teu percurso
Há muitos anos ouvi um dos meus mentores, irmão e amigo, Samuel R. Pinheiro, partilhar que nunca devemos desprezar o nosso passado, quando damos passos "mais além" no ministério. Toda a "bagagem" que trazemos nos pode ser útil... é por isso que dou graças a Deus porque desde a adolescência pude paginar "à mão" um jornal da minha igreja, fazer ilustrações, e depois mil e uma coisas... e nada disso, nem a formação e percurso profissional que tive antes de chegar aqui foram "em vão". Tudo, em conjunto, tem servido para abençoar o Reino de Deus nos vários projetos por onde tenho passado.

Muitas vezes, queremos saltar passos, mas todo o processo faz parte para chegarmos onde Deus quer que cheguemos. Para quê? Para a Sua glória!

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, janeiro 2020

Comentários