Mitos...



Quando chega a esta altura do ano, além do Retiro CB Carnaval, fala-se quase sempre do “Dia dos namorados”. E que tal fazer isso, mas numa de limpar as teias de aranha? Sim, no que toca a namoro e casamento, há mitos por aí que te fazem ficar com um nó nos neurónios. Vamos falar deles?

NINGUÉM COMPLETA NINGUÉM
Ou seja, o que acontece no casal é complementarem-se, e isso é diferente de precisarmos de outra pessoa para sermos completos. Deves valorizar-te e ter atenção à tua vida em todas as áreas, porque Deus criou-nos e cada um de nós tem o mesmo valor para Ele – não temos “falta de alguma coisa” como pessoas, seres criados por Deus, por não estarmos casados. Lê o Salmo 139 e reflete no poema de David acerca do modo como Deus te ama.


DEUS NÃO TE OBRIGA A CASAR COM “AQUELA PESSOA”
Não há nenhum texto bíblico, nem doutrina fundamentada em vários textos, que diga que Deus tem “uma pessoa” para ti, especificamente. A Palavra de Deus dá-nos princípios gerais quando procuramos alguém com quem partilhar o resto da nossa vida – casamento heterossexual, entre duas pessoas maduras o suficiente para saírem de casa dos pais e se sustentarem, e com valores idênticos, em especial no que toca ao relacionamento com Deus, ou seja, serem as duas seguidoras de Jesus (Génesis 2:24; Mateus 19:6; Hebreus 13:4; 2 Coríntios 6:14). O resto é mesmo: oração, aconselhamento e bom senso. Uma coisa é Deus já saber quem é a pessoa com quem vais casar outra é Ele só ter uma pessoa para ti.

NÃO EXISTE A PESSOA PERFEITA
Há quem pense que quando encontrar a “pessoa perfeita” então avança para o namoro. Lamento informar, mas não existe pessoa perfeita, simplesmente porque todos nós somos imperfeitos. O que acontece num namoro e depois no casamento é que Deus está presente e nos ajuda a gerir as nossas divergências. Os princípios bíblicos da submissão, do perdão, do amor sacrifical, de ambos os lados, são a chave para que as coisas funcionem. Por outro lado, não entres por “qualquer porta” por desespero. Mais vale só….

NÃO ESPERES, MAS ESPERA
Não fiques quieto ou quieta à espera que “caia do céu” uma namorada ou um namorado. A Sara fala disso mais à frente (e bem)! Faz amigos e sê amistoso(a), também. Por outro lado, espera e não desesperes. Não digo que namores aos 37 e cases aos 38, como eu, mas vai com calma!

Ora a Deus e faz da Sua Palavra o teu mapa. Ele vai-te ajudar!

Ana Ramalho Rosa


in BSteen, fevereiro 2020

Comentários