Proximidade

Photo by Dim Hou on Unsplash

Andamos há tantos meses a falar de distanciamento social, que falar de proximidade parece
 estranho.

A verdade é que andamos nesta montanha russa de confina/desconfina, está na escola/escola em casa, passeia/não passeia, isola-te/encontra-te... já temos saudade de alguma espécie de normalidade, de abraçar os amigos, os familiares etc. – temos saudades daquela proximidade que até fevereiro de 2020 tínhamos como garantida, mas que hoje vale ouro! Apesar disso, temos meios que nos permitem estar em contacto... não é a mesma coisa, mas eles existem.


Uma das coisas que percebemos que a Bíblia foca é esse mesmo tema: a proximidade. Ela fala de estarmos próximos em muitas áreas – no casamento, na família, na igreja etc. Mas tudo isso tem como base uma coisa: a proximidade de Deus. Na verdade, o que a Palavra de Deus faz é contar a história do relacionamento entre Deus e os seres humanos. E percebemos que o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus para ter proximidade com Ele (desafio-te a ler os primeiros 2 capítulos de Génesis e a confirmar isso mesmo).

Os primeiros seres humanos decidiram desobedecer a Deus, e esconderam-se Dele quando o fizeram. Eles ficaram separados de Deus..., mas Deus quis acabar com essa separação. Por isso, Ele planeou salvar o Homem, limpar o seu pecado para que voltassem a poder estar próximos, juntos.

Então, Jesus veio a esta Terra, 100% homem e 100% Deus, para viver sem pecado, morrer pelo nosso pecado, e ressuscitar vencendo a morte e o pecado que a origina. Mas não precisamos viver nesse “novo normal” que o pecado trouxe à Humanidade – longe de Deus e levado pelo engano e egoísmo que entrou no nosso coração.

Hoje o convite é para que nos aproximemos de Jesus, reconheçamos que precisamos Dele, do Seu perdão, e de sermos transformados para sermos como Deus quer que sejamos – voltar ao “normal” que Deus sempre planeou para nós! E, depois, temos tudo para estar perto de Deus. Não há razão para não o fazermos. Temos a Sua Palavra para falar conosco, o Seu Espírito para nos ajudar e dar ousadia para falar Dele aos outros, e a oração que nos leva para o colo do Pai.

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:16)

Estamos juntos!

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, maio 2021 



Comentários