A cura para a insatisfação - NA

Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

Em 1965 a banda de rock inglesa Rolling Stones lançou a música que provavelmente é o tema mais conhecido da banda: “(I can't get no) Satisfaction” (tradução livre: eu não consigo ter satisfação). 

Se olharmos para a década de 1960, onde muitas mudanças e quebra com as tradições aconteceram, e observarmos a trajetória da sociedade até aqui, vamos rapidamente chegar à conclusão de que essa insatisfação continua por resolver. 

Na verdade, o verso que dá tema à canção reflete a situação não apenas do compositor…, mas um pouco de todos nós, e já vem de longe…

“Ouçam! Alguém tem sede? Venha e beba mesmo que não tenha dinheiro! Venha, escolha o que quiser de vinho e leite, é tudo de graça! Porque é que gastam o dinheiro naquilo que não vos alimenta? Por que razão hão de aplicar o produto do vosso trabalho em coisas que não vos servem de nada? Ouçam-me bem e dir-vos-ei onde podem obter o melhor alimento que fortalecerá a vossa alma!” (Isaías 55:1-2, OL)

O profeta Isaías, que viveu há mais de 2600 anos, regista no seu livro o convite de Deus para os insatisfeitos. Ele fala de sede e de fome – das necessidades básicas do corpo como um paralelo da fome e sede da alma. Para todos os que têm falta de sentido, de propósito para a sua vida, que já tentaram de tudo pelas suas próprias formas e pelos seus meios, já procuram por caminhos e atalhos, mas continuam a sentir um vazio dentro de si mesmos, numa espiral de insatisfação.

Deus pode matar essa sede e essa fome como ninguém. Não há nada que possa preencher a nossa vida, e dar-lhe um sentido e um propósito como termos um relacionamento pessoal com Deus, o nosso Criador. É esse relacionamento, que tem como ponto de partida a decisão que cada um precisa fazer, de aceitar o Seu convite e ir até Ele, que satisfaz realmente o ser humano. 

Deus não apenas tem intenção de fazer isso, mas Ele pode realmente fazer isso, porque os Seus recursos são inesgotáveis – Ele tem todo o poder. Ele tem a cura para a nossa insatisfação.

O convite de Deus em Isaías repete-se, mas na voz de Jesus, cerca de 700 anos depois…vamos escutá-lo?

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)

“Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28, OL)

O que fará com este convite?

Ana Ramalho Rosa

in Novas de Alegria, novembro 2021 


Comentários