Sentes?
Foto de Cris Trung na Unsplash |
Pois é… fomos criados com sentidos e com sentimentos. Mas também com cabecinha para pensar! Afinal, os seres humanos são diferentes de todos os outros seres criados por Deus. Temos capacidade de escolha, temos consciência, além dos sentimentos. Isto, por si só, não é mau.
Agora, os nossos sentidos e os nossos sentimentos podem “enganar-nos”. A Palavra de Deus diz “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Sabemos que isto acontece porque o pecado está cá e temos que lidar com a sua influência na nossa vida.
Como filhos de Deus, somos chamados a avaliar os nossos sentimentos e aquilo que os nossos sentidos captam. Paulo, quando escreve aos Efésios fala da importância de crescermos na fé, como o auxílio dos vários ministérios que Deus deu à Igreja para não sermos “mais como crianças instáveis, variando com facilidade de ideias e de sentimentos, influenciados pelos ventos de doutrinas várias que nos empurram ora para um lado ora para o outro, ao sabor de pessoas sem escrúpulos que astuciosamente procuram arrastar as almas para o erro.” (Efésios 4:14, OL)
À igreja em Corinto, ele escrevia: “Mas tenho receio que se corrompam no entendimento e abandonem a simplicidade e a pureza da fé em Cristo, assim como Eva foi seduzida pela astúcia da serpente. Pois são capazes de aceitar alguém que vos vá falar de um Jesus diferente daquele que vos anunciámos; e são capazes de dar acolhimento a um espírito diferente daquele que já receberam ou a um evangelho diferente do que já aceitaram.” (2 Coríntios 11:3-4, BPT)
Hoje, precisamos estar atentos também. Nem tudo o que arrasta multidões com o rótulo "cristão" ou "evangélico" serve... Muitas vezes procuramos fórmulas mágicas, teologias pop, porque não queremos pagar o preço da renúncia, do arrependimento, nem queremos viver o Evangelho na sua simplicidade e autenticidade, que o livro de Atos apresenta.
Não aceites um evangelho falsificado - parece, mas não é.
Não te deixes seduzir pelos sentidos…, mas filtra o que vês e ouves pela Palavra de Deus. Procura crescer com Deus, alimentar a tua fé, o teu coração e a tua mente. Deixa que Deus, através da Palavra e do Espírito, te ajude a tomas boas decisões e não apenas a seguir o que sentes.
Comentários