Tempo de descanso...

E chegou o mês de agosto… A “época rainha” das férias no nosso país. O trabalho e o estudo ficam de lado por uns tempos e aproveitamos o tempo para deixar o relógio de lado, mudar de ritmos e de ares, em família.

O que fará estas férias?

Talvez aproveitar de tudo um pouco para preencher o tempo livre disponível, entre o lazer e o repouso merecido. Passeios, visitas à família e amigos... e mais de mil e um ingredientes simpáticos, agradáveis e salutares.

Uns seguem até à costa, outros preferem o campo e as praias fluviais. De avião para longe, ou de carro para mais perto. Desfrutar da Natureza ou explorar cidades desconhecidas pela Europa.

 

Dantes de máquina fotográfica em punho, hoje com o smartphone a ajudar a popular o nosso perfil do Instagram. Captamos instantes de felicidade, paisagens únicas, detalhes que vamos descobrindo ao vermos as coisas com outro olhar. Um olhar sereno e tranquilo. Com ou sem filtros…

 

O que fazer então enquanto estamos de férias?

O tempo de férias é uma oportunidade excelente para rever a nossa rotina de visitas ao Inventor do descanso – Deus.

A primeira coisa a fazer é não esquecer de colocar Deus no topo da nossa lista de “imprescindíveis” para o período de descanso. Depois, é aproveitar bem e de forma original este tempo que Deus nos dá para estarmos com Ele. Talvez um bom livro ajude, sem esquecer a imprescindível leitura bíblica.

E que tal deixar as redes sociais off por um tempo? Afinal, estamos de férias. Ou  pensar naquilo que precisamos reformular no pós-férias? Hábitos a mudar, ter mais tempo para Deus, a família e a igreja, ajudar os nossos filhos e netos a ingressar ou regressar às aulas, resolver algum mal-entendido pendente.... tudo depende da imaginação e da nossa vontade.

Mas se não tem muitas ideias, nas próximas páginas há vários desafios que vamos deixar… além da necessidade de relaxar e descansar o corpo e a alma. Fazemos uma viagem pelas paisagens alentejanas e vamos até à serra… falamos das férias com Deus e não de Deus… 

Talvez mesmo com todo o tempo do mundo e até tendo uma carteira recheada as melhoras paisagens e o melhor conforto não tragam a paz interior que tanto precisa… também para si temos boas notícias ao longo desta revista.

Para todos nós, uma só mensagem e um lembrete para todas as épocas do ano e em todas as estações da vida…

“Abençoado é aquele que confia no Senhor; que fez do Senhor a sua esperança, a sua confiança. É como uma árvore plantada junto à margem dum rio, cujas raízes encontram facilmente água, que não se incomoda com os fortes calores, nem se aflige com os meses de seca. As suas folhas mantêm-se verdes e produz sempre os melhores frutos.” (Jeremias 17:7-8, OL)

Sem mais demoras, desejamos a todos os que nos lêem um excelente tempo de férias com Deus!

 

Ana R. Rosa


in revista Novas de Alegria, agosto 2023

Comentários