“A Gente Não Lê” (BSteen)


Rui Veloso é chamado “o Pai do Rock Português”. O seu sucesso mais conhecido é “A Paixão”, mas ele tem dezenas de temas, muitos deles escritos por Carlos Tê… “A Gente Não Lê” é uma dessas canções.

A letra a certa altura fala de “… entender mal; Soletrar, assinar em cruz; Não ver os vultos furtivos; Que nos tramam por trás da luz”. Carlos tê apresenta a realidade de um povo marcado pelo analfabetismo. Em Portugal 3,5% da população não sabe ler nem escrever.1 Mesmo assim, temos um problema de iliteracia - uma falta das “capacidades de processamento da informação escrita na vida quotidiana” que se refletem nas “competências de leitura, escrita e cálculo”2, e isso preocupa os pais e professores. 2

Mas não é só para a tua vida no geral que saber ler e interpretar um texto é importante. Na fé, o analfabetismo e a iliteracia são os melhores amigos da ignorância e do erro. Estes são maus por si só…, mas podem ter consequências graves quando falamos da vida eterna! Graças a Deus temos a Bíblia na nossa língua e até com várias traduções. Mas não basta saber ler (a Bíblia). Como costumamos dizer aos nossos alunos de Escola Dominical, é preciso saber interpretar o texto no seu contexto – e o contexto pode ser não apenas o parágrafo em que o versículo está incluído, mas o capítulo, o livro ou mesmo o que a Bíblia toda diz acerca do tema, de Génesis a Apocalipse.

 

Num programa do canal CBN, Better Together, Jackie Hill Perry contou que foi “posta em posições de liderança antes do meu caráter estar pronto para tal, porque diziam ‘Tu comunicas bem… tu podes ensinar… deixa-me dar-te um micro e uma Bíblia.’ Então…, mas ainda mal sabia ler a Bíblia, ainda mal acreditava ou vivia pela Bíblia!” O problema não é o talento para comunicar, mas quando o conhecimento teológico e bíblico ainda é pouco ou baseado apenas nas frases e os soundbites que se ouvem aqui e ali… A justificação pode ser a mais bem-intencionada, mas quando isto é feito cedo de mais, como diz o ditado “é pior a emenda que o soneto”!

 

Temos um bom exemplo do que se deve fazer na Bíblia: Apolo. Ele tinha potencial, mas foi discipulado por Priscila e Áquila em Éfeso e só depois foi recomendado para ir à Acácia, onde “ajudou grandemente os que tinham recebido a fé através da graça, pois derrubava com poder todos os argumentos dos judeus em debate público, mostrando pelas Escrituras que Jesus era, de facto, o Cristo.” (Atos 18:27b-28, OL) Como Paulo pede a Timóteo “Não tenhas pressa em impor as mãos a ninguém, para o serviço da igreja.” (1 Timóteo 5:22a, BPT) e também “Que não seja crente de há pouco tempo, para não se envaidecer (…)” (1 Timóteo 3:16a, BPT)

 

Hoje, Jackie Hill Perry diz “O meu ministério é fruto do discipulado”. Uma mulher de Deus acompanhou-a durante dois anos. “Estudávamos o texto [bíblico] e tudo o que eu lia ela garantia que sabia aplicar. Então não era apenas ensino, também era prestação de contas.”

 

Como combatemos a ignorância e erro para não sermos enganados nem, mesmo sem intenção, enganarmos os outros? Antes de tudo sentar e aprender, crescer e amadurecer. O que dizemos e somos deve ser coerente com as Escrituras. Ninguem nasce ensinado! Precisamos simultaneamente de ensino contínuo e sistemático (cultos de ensino, EBD, etc.) e acompanhamento pastoral. E tempo… para crescer e para amadurecer!

 

Estou contigo!

 

Ana R. Rosa

 

 

1 LUSA (2016, setembro, 3). Taxa de analfabetismo em Portugal ainda é das maiores na Europa. Expresso. https://expresso.pt/sociedade/2016-09-03-Taxa-de-analfabetismo-em-Portugal-ainda-e-das-maiores-na-Europa; 2 Dias, I. (2022, junho, 28). Alunos do 1.º ciclo com dificuldades na escrita e interpretação de textos. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/sociedade/alunos-do-1-ciclo-sentem-dificuldades-na-leitura-escrita-e-interpretacao-de-textos-14975667.html/

in revista BSteen, julho 2024

Excepto quando mencionadas, as citações da Bíblia presentes nesta revista são extraídas da tradução O Livro: A Bíblia para Hoje. Copyright © 1981, 1999, 2017 Biblica, Inc.   

Comentários