Escolas
Photo by Thought Catalog on Unsplash |
Há quem diga (os teus pais, os teus avós,... eu!) que “a vida é uma escola”. E é verdade. Ao longo da vida vamos aprendendo, das coisas mais simples, como andar, comer, falar, até às mais complexas, como conduzir um carro. Apendemos a ler, a escrever, a transmitir as nossas ideias. Aprendemos com os outros – o seu exemplo, bom e mau, o que devemos fazer ou não.
E quando pensamos neste mês de setembro, no regresso às aulas, pensamos em aprender Matemática, Física, Química, Inglès, Portugês, etc. Uns estão a seguir o Ensino Profissional, mais prático, outros estão a estudar para entrar na Faculdade. Mas todos estão a aprender (ou pelo menos deveria ser assim!)
Sabes, tudo o que falei até aqui é importante. E é útil e necessário – faz parte do nosso percurso de vida. Mas, vamos falar de outro tipo de aprendizagem – a que temos como filhos de Deus e seguidores de Jesus – estudar a Palavra de Deus.
Primeiro, tira tempo para estudares a Bíblia sozinho, diariamente. Ora para Deus te ajudar através do Seu Espírito a compreender o texto e a poder aplicar à tua vida.
Segundo, aproveita as oportunidades que a tua igreja oferece para ires mais fundo no teu conhecimento da Palavra – Escola Bíblica Dominical; cultos de ensino, escolas bíblicas, EETAD, ICI, etc.
Terceiro, regista o que aprendes – arranja um caderno para colocares o resumo das lições ou pregações. Relê em casa e escreve o que Deus te falou através dessa lição ou mensagem.
Quarto, aplica o que aprendes na tua vida. Não vale a pena saber muita coisa se não colocamos em prática. “Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça. Para que todo aquele que pertence a Deus seja reto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.” (2 Timóteo 3:16-17, OL)
Deus não deixou a Sua Palavra apenas para satisfazer a nossa curiosidade, para limitar a nossa felicidade ou para sabermos o segredo de levá-Lo a fazer o que nós queremos. A Palavra de Deus existe para conhecermos o maravilhoso plano de Deus para nós, segundo a Sua vontade que é “(...) boa, agradável e perfeita”, e vivermos em obediência amorosa Àquele que nos criou e salvou.
É tão bom sabermos como Deus nos ama e Se preocupa em dar-nos a Sua Palavra para conhecermos os princípios nos quais deseja que vivamos!
Estou contigo!
Ana Ramalho
Rosa
Comentários