Não vale a pena!

 

Photo by Zhang Kenny on Unsplash

Vestiste-te à pressa, saíste com uma barrita no bolso, de telemóvel na mão e quase te esquecias de levar a mochila. Já sentado no autocarro recebes uma mensagem no grupo de Whatsapp dos jovens da igreja: “Não esqueçam a reunião de sábado”. Já estava na agenda da igreja, mas, não estás numa de ir, até porque dá o jogo da seleção nessa tarde – nada a calhar. E vai estrear aquele filme na NetFlix… 

Ou calhar esta não é uma cena tua... és mais do tipo “desligo tudo porque estou a estudar e redes sociais só até às 10 da noite”. Tens teste na semana seguinte para o qual até já estás a estudar há bastante tempo, mas pensas “tenho que ser o melhor e as notas para entrar na faculdade não é fácil…só conto comigo”. Ou então és do género “escola, casa, escola, treino, casa, jogo…” O tempo que sobra é para estudar (e jogar online com os amigos… ver uns filmes… etc.). E o resto logo se vê.

Temos todos agendas muito cheias – ou pelo menos muitas coisas que nos ocupam. E todos teremos desculpas para não ir a uma reunião, faltar ao culto ou trocar o tempo com Deus por outra coisa qualquer… Agora imagina que eras o primeiro-ministro: como seria a tua agenda? 

Salomão não foi primeiro-ministro, mas rei. E escreveu uma canção que diz assim: “Se não for o Senhor a construir a casa, será inútil o trabalho dos operários. Se não for o Senhor a guardar a cidade, não adiantará nada a vigília das sentinelas. De nada serve o trabalhar desde a madrugada até altas horas da noite, e comer o pão ganho com suor. Pois que Deus quer dar aos seus filhos o justo descanso.” (Salmo 127:1-2, OL)

O que Salomão nos diz é isto: todos temos que viver, trabalhar (ou estudar), etc., mas podemos fazê-lo na nossa autoconfiança, centrados em nós mesmos, ou confiando em Deus. Esta escolha é feita a cada dia para que possamos estar alinhados com Deus, confiando Nele todas as coisas, e fazendo aquilo que nos compete no processo. Sem Deus, não vale a pena!

3 coisas que não podes esquecer:

1 – Deus não é uma espécie de amuleto para nos safar dos “azares” da vida - é uma pessoa que te ama e que quer ter um relacionamento próximo contigo – sempre, e não apenas ao domingo ou quando estás aflito.

2 – Ou vives para Deus ou não – significa que tudo o que pensas dizes e fazes é para Ele, do modo que Ele deseja, porque O amas com todas as tuas forças. Que fazes a tua parte, confiando que Deus faz a Dele.

3 – O teu sucesso deve ter como base os princípios de Deus para ti – mas só conheces esses princípios se estiveres perto Dele.

Podes estudar. Podes treinar. Podes ver TV. Mas nada disso substitui Deus. Não O troques por nada, mas coloca-O em tudo o que fizeres – apaixona-te a sério por Aquele que te amou tanto que morreu por ti, antes mesmo que tu O tenhas conhecido!

“Uma coisa sobretudo desejo que Deus me faça, e é aquilo que mais procuro: ter o privilégio de morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para poder apreciar as suas maravilhas, e meditar na sua perfeição.” (Salmo 27:4, OL)

Ana R. Rosa

in BSteen, março 2022

Comentários