Há sempre espaço para novos ídolos?


A SELEÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO FEZ HISTÓRIA QUANDO PARTICIPOU NO MUNDIAL DESTE ANO…

E a campanha publicitária do principal patrocinador levou o feito ainda mais longe… “Entre nós, há sempre espaço para novos ídolos” dizia o slogan. E com a frase “soaram os alarmes” da consciência de quem cresceu na igreja e pelo menos se lembra da ordem de Deus nos 10 mandamentos: “E Deus falou-lhes as seguintes palavras: ‘Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te libertou da escravidão do Egito. Não prestes culto a outros deuses senão a mim. Não faças imagens nem esculturas de ídolos: seja do que for que viva no céu, na Terra ou nos mares. Não te inclines perante elas, nem lhes prestes adoração. Porque eu sou o Senhor, teu Deus. Não admito partilhar o culto com outros deuses e castigo a maldade dos que me desprezam, até à terceira e até à quarta geração. Mas dispenso o meu amor sobre milhares dos que me amam e me obedecem.” (Êxodo 20:1-6, OL)

Lembra-te que o povo de Deus esteve 400 anos no Egito. Aquela geração vivia no meio de um povo que os escravizava e que tinha divindades para tudo e mais alguma coisa. Deus tirou-os de lá milagrosamente. Agora precisava fazer um reset e aprender a viver à maneira de Deus, sendo o Seu povo exclusivo… Enquanto Moisés estava a receber os mandamentos, o povo começou a duvidar (estava a demorar muito tempo a regressar!) e mobilizou-se para construir e adorar um ídolo… podes ler tudo em Êxodo 32 e 33.

Mas, o que são ídolos? Será que são apenas estátuas ou imagens que se adoram? Celebridades, gente famosa nas artes ou no desporto? Um ídolo é algo que toma o lugar que só a Deus pertence, no nosso coração e isso vê-se nas nossas ações. "Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento. E ama o teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10:27, OL) “Mas Jesus respondeu-lhe: ‘A Escritura diz: Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto’.” (Lucas 4:8, BPT)

O problema é a impaciência dos nossos corações… queremos algo imediato, que promete alegria e esperança (mesmo que sejam falsificadas e impossíveis de cumprir). Tal como o povo de Israel. E por isso seguimos o nosso coração, os nossos sentimentos, em vez de seguirmos a Palavra de Deus e a voz do Seu Espírito.  Um ídolo domina-te. Mas com Deus as coisas são diferentes.

 

Lembra-te que:

1) És tu que vives para Deus e não o oposto – submete-te a Ele!

2) Deus age como e quando quer – espera Nele!

3) Deus tem sempre o melhor para os Seus filhos – confia Nele!

 

Não entregues o teu coração a pessoas ou situações que te levem para longe Dele. Deixa que Ele seja o teu tudo, o teu Rei em todas as coisas e circunstâncias. Que o teu coração não tenha espaço para ídolos, sejam eles quais forem – apenas e exclusivamente para Deus.

Ana R. Rosa


in revista BSteen, outubro 2023

Comentários