Mais que palavras…

Expressamo-nos através de palavras. Não são o único meio através do qual a Humanidade se exprime, mas é nelas que nos baseamos para registar quer aquilo que é relativo, quer aquilo que é concreto.

Ao longo destes mais de 80 anos a revista Novas de Alegria tem trazido em palavras uma mensagem de esperança, concreta, real e verdadeira. Através de artigos, de testemunhos, de notícias, ela tem espelhado a Palavra de Deus, imutável e segura, enquanto espalha a melhor das notícias aos seus leitores – não estamos aqui por acaso e apesar de estamos longe de Deus pela nossa transgressão, Ele ama-nos e enviou Jesus para dar a Sua vida no nosso lugar, trazendo-nos a salvação da nossa situação, e reatando um relacionamento com Ele, numa vida abundante e eterna na Sua companhia.

Os tempos mudam, e com eles os meios de comunicação, assim como a linguagem. E apesar desta mudança de formatos e recursos, a mensagem permanece, imutável. É por isso que continuamos a investir na contextualização desta mensagem poderosa que é o Evangelho. “Porque não me envergonho das boas novas de Cristo, pois são o poder de Deus para salvação de todos os que creem. Esta mensagem dirigiu-se primeiramente aos judeus, mas agora igualmente aos gregos.” (Romanos 1:16, OL). E é o que desejamos continuar a fazer, aprendendo com o passado, e trabalhando no presente para preparar o futuro.

Para que não nos fiquemos apenas pelas intenções e pelas palavras, precisamos das orações de cada um, do empenho de colaboradores, de leitores, daqueles que em cada igreja se empenham na divulgação da literatura e na evangelização, com recurso a este precioso meio. Sabemos para onde queremos ir, mas só o conseguiremos fazer com a graça de Deus e a ajuda de todos.

Falando ainda de palavras e intenções, este mês abordamos um tema que faz parte da “agenda” mundial há décadas: a erradicação da pobreza. Nesta questão, muitas vezes olhamos para a sociedade e pensamos na ação social que muitas vezes não chega a todos os que precisam. Mas, como Igreja, não nos podemos ficar pelas palavras nesta área.

Como seguidores de Jesus, individualmente e como comunidade, precisamos agir sendo coerentes com aquilo que dizemos. Tiago alerta-nos… “Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e lhe disserem: ‘Procura viver pacificamente e vai-te aquecendo e comendo como puderes’, e não lhe derem aquilo de que precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:12-17, OL)

Sabemos que muitas são as igrejas e IPSS que com elas ombreiam a fazer a diferença nas comunidades em que se encontram – seja pela ajuda a pessoas em situação de sem abrigo, desempregados, pessoas com baixos rendimentos, com problemas de dependência, apoio a idosos, crianças, etc., pertencentes ou não à igreja local. Mas há muito mais a fazer, não apenas institucionalmente, mas também pessoalmente, começando pelos nossos irmãos na fé, com o nosso cuidado próximo.

Lembro as palavras de Paulo quando escreve aos irmãos em Filipos: “Fiquei muito contente e muito grato ao Senhor por constatar que se lembraram de novo de mim. Sei bem que não me tinham esquecido, que foi só uma questão de não terem tido oportunidade de me enviar a vossa ajuda. Não digo isto porque tenha receio de me ver na pobreza. Já aprendi a contentar-me com o que tenho de momento. Sei o que é passar necessidades e sei também o que é ter em abundância. Aprendi já a viver em todas as circunstâncias: tanto na fartura como na fome; tanto no conforto como nas privações. Posso suportar todas as coisas com a ajuda de Cristo, que é a fonte da minha força. Contudo, fizeram bem em me terem ajudado nesta difícil situação.” (Filipenses 4:10-14, OL)

É interessante que Paulo fala da ajuda de Deus, mas também da ajuda dos irmãos filipenses. Deus é realmente todo-poderoso, mas Ele usa pessoas. Estaremos prontos para ser usados por Ele? Nas palavras, levando a Palavra aos que estão espiritualmente famintos e cuidado daqueles que precisam?

Ana R. Rosa

 in revista Novas de Alegria, outubro 2023

Comentários