Doraemon

 

SE NUNCA VISTE OS DESENHOS ANIMADOS DO DORAEMON, PELO MENOS JÁ DEVES TER OUVIDO FALAR DELES (JÁ CÁ ANDAM DESDE O TEMPO DOS TEUS PAIS!!!!).

Doraemon é um gato-robot que chega do século XXII, enviado pelo neto de Nobita, para que este se torne uma melhor pessoa… e como é que é suposto isso acontecer? Com a ajuda das invenções que o Doraemon tem no seu bolso.

A Porta Mágica, que nos leva para o lugar que desejarmos. A Toalha Para os Comilões, em que basta pedirmos as comidas que quisermos e elas aparecem. O Pão Estudioso, em que só temos que por o pão em cima das páginas dos livros e comê-lo para ficarmos a saber tudo. Enfim… são tantas as invenções que não caberiam nesta página!

No meio de todas as aventuras e desventuras do Doraemon e do Nobita, não é preciso vermos muitos episódios para chegarmos a algumas conclusões. Claro que as histórias são divertidas…, mas, apesar de toda a ajuda das invenções e das lições que vai tendo ao longo da serie, Nobita continua a ser preguiçoso (especialmente no que toca a fazer os TPC e aos estudos), a ter inveja dos colegas que são mais ricos ou mais estudiosos, e muitas vezes a mentir para conseguir o que quer. E o Doraemon, apesar de reconhecer tudo isso, muitas vezes entra no jogo e faz-lhe as vontades.

Eu não sei quanto a ti, mas acho que muitas vezes pensamos em Deus como uma espécie de Doraemon, não com invenções, mas com “poderes especiais” para nos facilitar a vida e fazer aquilo que queremos. Mas, sabes, Deus deseja não apenas “melhorar” a nossa vida. O que Ele quer mesmo é transformar a nossa vida.

Como é que Ele faz isso? Através da Palavra de Deus e da pessoa do Espírito Santo que vem viver em nós quando reconhecemos que estamos perdidos sem Deus e entregamos o nosso coração a Jesus. Há uma mudança de dentro para fora. Não são gadgets especiais que vão facilitar-nos a vida exteriormente, mas é uma transformação interior que nos vai levar a sermos cada vez mais parecidos com Jesus – e não termos Jesus como uma espécie de Doraemon da vida real.

Lê, relê, sublinha estes versículos na tua Bíblia e pensa neles:

“Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova criatura; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo!” (2 Coríntios 5:17, OL)

“(…) Eu estou crucificado com Cristo; e apesar de continuar a viver, já não é o meu eu que domina, mas é Cristo que vive em mim. E o resto da minha existência nesta terra é o resultado da fé que eu tenho no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:19b-20, OL)

“E assim, irmãos, peço-vos, através do amor de Deus, que entreguem as vossas vidas a Deus. Que elas sejam como que um sacrifício vivo e santo, o tipo de sacrifício que ele aceitará. Quando pensamos em tudo o que fez por nós, será pedir muito? Não se conformem com os padrões e costumes deste mundo, mas sejam pessoas diferentes, através da renovação da vossa maneira de pensar. Dessa forma conhecerão o que Deus deseja que façam e verão como a sua vontade é realmente boa, agradável e perfeita.” (Romanos 12:1-2, OL)

 

Estou contigo!

 

Ana R. Rosa


in revista BSteen, novembro 2023


Comentários