Contudo...

“Posso todas as coisas, naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Quem nunca ouviu ou leu este versículo?

Quando lemos esta frase, a ideia imediata que passa é esta: eu consigo fazer tudo, porque Deus dá-me força. Quase como um slogan de autoajuda: Acredita em ti porque tu consegues!

 

Não quero ser desmancha prazeres, mas este é um dos versículos mais usados fora do seu contexto. Vamos lê-lo juntos, numa tradução mais contemporânea?

 

“Fiquei muito contente e muito grato ao Senhor por constatar que se lembraram de novo de mim. Sei bem que não me tinham esquecido, que foi só uma questão de não terem tido oportunidade de me enviar a vossa ajuda. Não digo isto porque tenha receio de me ver na pobreza. Já aprendi a contentar-me com o que tenho de momento. Sei o que é passar necessidades e sei também o que é ter em abundância. Aprendi já a viver em todas as circunstâncias: tanto na fartura como na fome; tanto no conforto como nas privações. Posso suportar todas as coisas com a ajuda de Cristo, que é a fonte da minha força. Contudo, fizeram bem em me terem ajudado nesta difícil situação.” (Filipenses 4:10-14, OL, sublinhado da autora)

 

O contexto é este: Paulo agradece aos irmãos em Filipos pela sua generosidade. Ele reconhece que em todas as circunstâncias depende de Deus, a fonte da sua força, mas está grato pelo gesto da igreja naquela cidade. Poderíamos ler os versículos seguintes e ainda teremos mais informações que nos ajudam a compreender claramente o que Paulo estava a comunicar naquela carta.

 

Não é possível retirarmos qualquer ideia triunfalista ou individualista desta passagem quando corretamente interpretada. Tem a ver com dependência de Deus e generosidade. Tem a ver com o cuidado mútuo que Ele deseja que tenhamos. Há uma dimensão vertical (eu e o meu relacionamento com Deus) e também horizontal (eu e o meu relacionamento com os outros). Nem mais, nem menos.

 

Usar versículos fora do contexto tem este problema – leva muitas vezes a dizer o que a Bíblia não diz. Faz lembrar quando lemos o título de uma notícia nas redes sociais, mas não lemos todo o texto e, ainda por cima, partilhamos com outras pessoas. E assim se espalham mentiras com “capa” de verdade…

 

Para reforçar a ideia e Filipenses poderíamos viajar ao longo da Bíblia. Fica apenas um exemplo – o resumo da vida da igreja na sua génese, que Lucas deixou em Atos dos Apóstolos.

 

“Aqueles que creram nas palavras de Pedro foram batizados; cerca de três mil ao todo. E juntaram-se aos outros crentes, participando regularmente no ensino administrado pelos apóstolos, na união fraterna, no partir do pão e nas orações. Todos sentiam profundo temor e respeito e os apóstolos faziam muitos sinais. Os crentes encontravam-se constantemente e repartiam tudo uns com os outros, vendendo os seus bens e pertences, e partilhavam o produto por todos, segundo a necessidade de cada um. Cada dia adoravam juntos no templo; reuniam-se em pequenos grupos familiares para celebrar a comunhão, e tomavam as refeições juntos, com grande alegria e gratidão, louvando Deus. A cidade inteira via-os com bons olhos e todos os dias Deus ia acrescentando ao seu número aqueles que se salvavam.” (Atos 2:24-49, OL, sublinhado da autora)

 

E para concluir…

 

“Louvado seja o nosso Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a fonte de toda a misericórdia e consolo! É ele quem nos consola nas nossas tribulações, e isto para que também possamos ajudar outros que estejam aflitos, com a mesma ajuda e conforto que Deus nos concedeu. Podem ter a certeza de que quanto mais sofrermos por causa de Cristo, tanto mais ele mostrará o seu consolo para connosco através de Cristo.” (2 Coríntios 1:3-5, OL, sublinhado da autora)

 

Então:

1 - Não sou super nem intocável só porque sou filho de Deus;

2 - Dependo de Deus em tudo;

3 - Deus usa pessoas para ajudar pessoas – e isso deveria ser o normal na igreja!

4 - Deus deseja que sejamos Seus embaixadores num mundo em sofrimento que precisa com urgência ser transformado pelo Seu poder, e consolado pelo Seu amor.

 

Ana R. Rosa



in revista Novas de Alegria, fevereiro 2024


Comentários