Mais de 3 mil milhões de oportunidades!


Já imaginaste como seria a tua vida sem internet? Estamos tão habituados a ter o mundo na palma das mãos, de forma instantânea.

Na verdade, temos aquilo que dantes era um luxo, só possível para alguns – como fazer longas chamadas com alguém que está noutro continente, videochamadas, saber notícias de todo o mundo em tempo real, etc. Tudo isto é excelente se usado com cabecinha e sem exageros, como estás fartinho de saber. Só que, como cristãos, precisamos lembrar-nos de que há um mundo além daquilo que é virtual, neste planeta Terra.

Segundo dados do Joshua Project (joshuaproject.net), dos cerca de 8 mil milhões de pessoas que existem na Terra, 3,4 mil milhões são consideradas não alcançadas – ou seja, pertencem a povos onde menos de 2% das pessoas são assumidamente cristãs. Agora, tenho uma novidade para ti: dos 10 países que estão no Top em termos de pessoas não alcançadas, nenhum tem como língua oficial o português. São a Índia, Paquistão, China, Bangladesh, Nepal, Indonésia, Sudão, Rússia, Laos e Nigéria. Interessante, não achas? Estes países têm algo em comum – em todos eles há perseguição aos cristãos – uns de um modo mais agressivo outros mais soft (se é que isso possa existir!).

Aqui no nosso país, existem vários concelhos por alcançar com o Evangelho, mas os evangélicos já são mais de 2% da população. Muitos de nós somos netos (ou bisnetos) dos primeiros crentes da igreja na nossa localidade. Fazemos evangelismo de rua sem medo de acabar na prisão e temos liberdade para assumir a nossa fé.

Estamos tão habituados a este conforto que nem pensamos que do outro lado do Mundo há um adolescente que ainda não sabe quem é Jesus nem qual a sua necessidade de salvação. Um adolescente que não fala português, inglês, espanhol ou francês. Um adolescente que provavelmente nasceu num país e numa família cuja religião lhe diz que se se converter a Jesus todos os seus familiares têm de cortar laços com ele – e pode ser expulso de casa.

É verdade que Deus precisa de pessoas que vão até aos locais do nosso país onde ainda não se ouviu falar da Salvação, e a locais pelo Mundo onde se fala português…, mas, e os outros?

Jesus deixou estas palavras aos Seus discípulos: “Mas quando o Espírito Santo tiver descido sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas ao povo de Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até aos extremos da Terra.” (Atos 1:8) Receber poder de Deus para testemunhar acerca do Evangelho aos de perto, e também aos de longe – a todos! E este princípio é válido também para hoje, e para nós!

O que aconteceria se nos disponibilizássemos para Deus nos levar a um desses países difíceis? Onde todo o nosso conforto e segurança humanos fossem desafiados todos os dias? Teríamos de nos preparar, conhecer a cultura, aprender novas línguas ou dialetos, etc.…, mas acima de tudo, de ter a convicção de Deus que esse seria o caminho. Um desafio grande, mas não seria impossível.

Pensa nisto e ora por isto!

Estou contigo!

 

Ana R. Rosa


in revista BSteen, março 2024

Excepto quando mencionadas, as citações da Bíblia presentes nesta revista são extraídas da tradução O Livro: A Bíblia para Hoje. Copyright © 1981, 1999, 2017 Biblica, Inc. 

Comentários