A maior história de amor (BSteen)

 

Poderia ser o título de uma comédia romântica da década de 1990…, mas não é! A que me refiro, então, quando falo de “A maior história de amor”?

Os protagonistas desta obra são reais, de carne e osso. A narrativa corresponde à mais épica história, com todos os ingredientes de um enredo de sucesso: as personagens, a traição, o suspense, a ação, e muitas emoções à mistura. “A maior história de amor” é conhecida por outro nome, e talvez por isso não a possamos identificar à primeira vista. De que falo eu? Da narrativa da Bíblia Sagrada. Tudo começa com o Criador e a Sua criação. Com a liberdade da escolha e a clareza da informação acerca das consequências da opção dos seres humanos: do caminho com Ele ou do caminho da nossa autossuficiência.

 

Criação. Casal. Pecado. Promessa de salvação. Pecado. Noé. Dilúvio. Abraão: família escolhida. Promessa de uma grande nação. Pecado. Consequência. Isaac, o filho da Promessa. Jacob. José. Povo escolhido é escravo no Egito. Moisés. Percurso no deserto. Josué. Terra Prometida. Geração que se afasta de Deus. Juízes. Samuel. O povo pede um rei. Saul. David. Salomão. Reboão. Reino dividido. Apostasia. Cativeiro. Profetas e reis. Avisos e promessas. O Messias virá. 70 anos. Retorno à Terra prometida. 400 anos depois: “No dia seguinte, João viu Jesus encaminhar-se para ele e disse: ‘Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’.” (João 1:29, BPT)

 

Jesus! Ele mesmo afirmou: “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:16-17, ARC) Jesus morreu e ressuscitou. Pagou o preço do meu e do teu pecado. A Sua morte dá-nos salvação. A Sua ressurreição dá-nos vida eterna… Aquele que nunca pecou, morreu no lugar daqueles que O ofenderam…por amor!

 

A história ainda não terminou. Antes de subir aos céus, Jesus deixou uma ordem à Sua igreja: receber o Espírito Santo, ir e espalhas o Evangelho por toda a parte. Jesus prometeu que voltaria. E avisou para que estivéssemos preparados, deixando vários sinais para estarmos alerta. Os acontecimentos futuros são imensos e o espaço é curto para falar de todos, mas pensemos nos últimos capítulos…

 

“Então vi um novo céu e uma nova Terra, porque o velho céu e a velha Terra tinham desaparecido, e o mar também já não existe. E depois vi, eu próprio, a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, esplendidamente bela, como uma noiva no dia do casamento. E ouvi uma voz muito forte, que vinha do trono, dizendo: ‘Eis que a morada de Deus é agora entre o seu povo! Ele habitará com eles e eles serão o seu povo. Deus mesmo estará com eles. Limpará de seus olhos toda a lágrima e não haverá mais morte; nem haverá tristeza, nem choro nem dor. Tudo isto pertence, para sempre, ao passado.’” (Apocalipse 21:1-4)

 

O fim desta história depende da nossa decisão: aceitar ou rejeitar Jesus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (João 1:12, ARC) Podemos fazer parte de um final feliz. A escolha é nossa!

 

 

Ana R. Rosa

in revista BSteen, junho 2024

Excepto quando mencionadas, as citações da Bíblia presentes nesta revista são extraídas da tradução O Livro: A Bíblia para Hoje. Copyright © 1981, 1999, 2017 Biblica, Inc.  



Comentários