Pausa… (NA)

Pausa. É preciso parar. Temporariamente, para descansar. Porquê? Não será um desperdício de tempo aquele em que não estamos a produzir? Para quê o descanso?

 

A PAUSA É UM ATO DE DEPENDÊNCIA.

Dependemos de Deus em tudo e para tudo. Se Ele impedir não podemos fazer nada. Num mundo em que a independência egocêntrica impera, é bom ouvirmos o alerta de Tiago “E quanto àqueles que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal e tal sítio e aí passaremos um tempo, e negociaremos e ganharemos’, como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A vossa vida não passa de um vapor que se forma e logo se esvai. O que deveriam dizer é: ‘Se o Senhor quiser, e se estivermos vivos, haveremos de fazer isto e aquilo.’ Em vez disso, continuam a orgulhar-se das vossas capacidades, esquecendo-se de que essa segurança orgulhosa é um mal. Quem sabe fazer o bem e não o pratica está a pecar.” (Tiago 3: 13-17, OL)

 

Quando paramos estamos a dizer que dependemos de Deus, como Ele estabeleceu – reservamos um tempo para dedicar a Deus, sem trabalhar, demonstrando a nossa dependência Dele, Aquele que nos salvou.

 

A PAUSA É UM ATO DE CONFIANÇA.

Não é uma confiança cega, ou uma fé “na fé”. Fazer uma pausa é confiar que a nossa vida está nas mãos de Deus, Aquele “(…) que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4b).

 

Dependemos de Deus… sim! Fazemos a nossa parte confiando que Deus fará a Dele, porque Ele compre o que promete.

 

A PAUSA É UM ATO DE OBEDIÊNCIA.

Se trabalhar é uma ordem de Deus, descansar também. Se queremos ser filhos obedientes, precisamos fazer o que o Pai nos manda. E fazer uma pausa não é uma sugestão: é um mandamento. Devemos ser bons mordomos de todos os recursos que temos, incluindo o tempo, e usá-lo também para a glória de Deus… até quando descansamos!

 

O princípio vem desde Génesis. Deus descansou no sétimo dia. A Lei de Moisés reafirma o descanso – semanal e não só (de Êxodo a Deuteronómio é possível constatar isso mesmo). Deus pede-nos que descansemos Nele e com Ele (Deuteronómio 5:12-15). Ele proverá. Nós confiamos, dependemos Dele. E porque nós confiamos, nós obedecemos a Deus.

 

A PAUSA É UM ATO DE AMOR.

Amor por Aquele que é Amor (1 João 4:8b). “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (1 João 4:19, BPT). Amamos a Deus. O amor é a raiz de tudo o que fazemos para Deus.

 

Porque amamos a Deus, dependemos Dele, confiamos Nele e obedecemos à Sua vontade.

 

A PAUSA É UM ATO DE ADORAÇÃO.

Todos os dias em tudo o que fazemos devemos glorificar a Deus, mas Ele estabeleceu o princípio de fazer uma pausa do nosso trabalho para ter um tempo especial com Ele, e para desfrutar da Sua presença, adorando-O. Um dia para deixarmos todas as distrações e compromissos… Por causa Dele!

 

Porque amamos a Deus queremos obedecer-Lhe e adorá-Lo, passar tempo sem distrações, com Ele, sabendo que podemos que podemos descansar, depender e confiar na Sua Palavra.

 

“O Senhor é o meu Pastor,

por isso, nada me faltará.

Faz-me descansar em verdes pastagens;

guia-me calmamente a ribeiros tranquilos.

Dá novas forças à minha alma;

conduz-me pelos caminhos da justiça,

para que eu honre o seu bom nome.

Se andar pelo escuro desfiladeiro da morte,

não terei medo, porque tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me amparam.

Preparas-me uma mesa maravilhosa,

mesmo na presença dos meus inimigos.

Unges a minha cabeça com óleo;

enches-me de abundantes bênçãos,

como uma taça que transborda.

Sem dúvida que a tua bondade e a tua misericórdia

me hão de acompanhar todos os dias da minha vida.

Habitarei na tua casa para sempre.”

(Salmo 23, OL, destaque da autora)

 

“Porque os olhos do Senhor estão sempre a vigiar para proteger a vida dos que se conduzem com justiça; os seus ouvidos estão atentos quando chamam por ele.”

(1 Pedro 3:12a, OL)

 

“Não alimentem preocupações seja pelo que for, antes apresentem os vossos cuidados em oração e súplicas perante Deus. Exponham-lhe todas as vossas necessidades, sem esquecer de lhe expressar o vosso agradecimento. Então, a paz de Deus, que ultrapassa tudo o que a mente humana pode naturalmente compreender, conservará o vosso espírito e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

(Filipenses 4:6-7, OL)

 

Ana R. Rosa


in revista Novas de Alegria, agosto 2024


Photo by Fa Barboza on Unsplash

Comentários