Esperança... depois do Festival.

Já lá vão quase 2 meses desde que decorreu o Festival da Esperança. Lembras-te? Foi nos dias 7 e 8 de abril, no Campo Pequeno, Lisboa. Teve cerca de 27 800 participantes, e mais cerca de 73 000 que, em 89 países, seguiram as transmissões online. Houve um total de 1944 decisões (das quais 771 online). “Uau!” pensas “Que evento! Venha o próximo!” Mas, será que isto de esperança tem a ver com o Festival, com um concerto especial ou outra coisa qualquer espetacular? 

É interessante que o pregador do Festival, Franklin Graham, usou histórias bíblicas simples, que já deves ter ouvido na Escola Dominical, como base para partilhar a mensagem de Esperança. Nesses episódios bíblicos, vemos que Jesus não Se importava apenas com as multidões (os grandes ajuntamentos), mas com cada pessoa: com o cego que mendigava para sobreviver em Jericó, com o cobrador de impostos Zaqueu, ou com o líder religioso Nicodemos. O que é que isto tem a ver contigo e comigo? Quer dizer que, tal como Jesus, tu e eu precisamos de não apenas levar a mensagem de esperança do Evangelho em grandes eventos, mas também a cada pessoa que se cruza na nossa vida. Precisas partilhar a tua fé porque...

...TODOS TÊM VALOR PARA DEUS, MAS ESTÃO PERDIDOS
Jesus era o único que tinha poder de restaurar a nossa ligação a Deus “Porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de Deus.” (Romanos 3:23, OL). Deus enviou o Seu único Filho porque nos ama, a TODOS, independentemente da nossa origem, raça, língua, passado e presente. “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16, NTLH).

... ESSE É O DESEJO PROFUNDO DE DEUS
Deus “quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:4, OL). Pedro diz: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para connosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9, ARC) Deus deseja que TODOS conheçam a possibilidade de salvação. É verdade que os nossos pecados nos separam de Deus e Ele é amor, mas também é justiça (João 3:16-18). Jesus pagou pelos nossos pecados e, por isso, temos acesso a Deus. Estamos justificados por Cristo. É esta mensagem FANTÁSTICA e DECISIVA que temos e devemos transmitir pelas nossas ações e palavras.

... É UMA ORDEM DE JESUS PARA TODOS OS QUE O SEGUEM
Vamos relembrar as Suas palavras em Mateus: “Então Jesus aproximou-se deles e declarou: ‘Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto eu tenho mandado. E saibam que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.’” (28:18-20, BPT) E em Marcos, lemos: “Vão por todo o mundo e preguem a boa nova do evangelho a todas as criaturas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (16:15-16, BPT) “Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos lugares mais distantes do mundo.” (Atos 1:8, BPT) O objetivo da vinda do Espírito Santo sobre os cristãos era dar poder e ousadia para testemunhar, em todo o lado, a toda a gente.

Precisamos falar com as nossas vidas, e também com as nossas palavras. Usar os meios que Deus nos tem dado, e pedir-Lhe ousadia e sabedoria, através dos dons do Seu Espírito, para que possamos causar impacto junto daqueles que nos rodeiam... e tenham a verdadeira esperança.

Ana Ramalho Rosa



in revista BSteen, junho 2018. Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários