Aprendendo a orar… com Paulo

Photo by Joshua Hanks on Unsplash

O que podemos aprender acerca de oração com Paulo? Desta vez vamos ver uma das orações que faz pela igreja em Éfeso.

“Pelo que, ouvindo falar da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor por todos os irmãos crentes, não me canso de agradecer a Deus por vocês. E nas minhas orações peço-lhe, a ele que é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual possui toda a glória do céu, que através do conhecimento cada vez mais profundo de si mesmo vos dê sabedoria para poderem claramente compreender o que Deus vos revela.” (Efésios 1: 15-17, OL) Que quando alguém falar acerca de nós possa, tal como Paulo em relação aos efésios, estar grato pela nossa postura amorosa, agradecendo a Deus por nós. Depois, que as nossas orações pelos nossos filhos biológicos e/ou espirituais seja não simplesmente pelas coisas do dia a dia, mas também, como Paulo exemplifica, uma súplica a Deus para que eles tenham cada vez um melhor entendimento de quem Ele é: na teoria e na prática.


“E que os vossos entendimentos sejam iluminados para poderem ter uma ideia nítida dessa esperança para a qual vos chamou, e para perceberem a extensão gloriosa de tudo aquilo que está reservado para aqueles que são seus santos filhos.” (Efésios 1:18, OL) Vamos orar também para que Deus nos ajude a manter viva a nossa esperança entendendo e interiorizando o que nos aguarda quando nos encontrarmos com Ele.

“E, mais ainda, para se darem conta do ilimitado poder que dispõe a nosso favor, nós os que cremos em resultado da ação dessa força divina que nos transformou. Esse poder grandioso foi também o que ressuscitou a Cristo, levantando-o dentre os mortos e colocando-o à direita de Deus nos domínios celestiais e acima de todo e qualquer chefe e autoridade, acima de todo o poder e governo que possa existir. O nome de Jesus ultrapassa em autoridade não só todos os que dominam neste mundo atual, como no mundo que há de vir.” (Efésios 1:19-21, OL) Temos algo para nós no futuro, mas Deus também tem para nós poder para o presente. E que poder é esse que Paulo tanto insiste que os efésios conheçam e mantenham presente nas suas mentes? Trata-se do poder disponível para vivermos aqui, na Terra. Esse é o mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos. Jesus venceu o invencível - e esse poder está à nossa disposição. É também o mesmo poder que colocou Jesus num lugar de autoridade. Jesus não apenas tem poder, mas tem TODO o poder. Ele é Deus. Finalmente, é o poder que colocou Jesus acima de todos os poderes espirituais. Jesus está acima de tudo e de todos. Sim, esse poder está na igreja. Quando as tentações e as lutas chegam, quando o inimigo nos tenta atormentar, podemos clamar por Jesus.

“Deus colocou tudo o que existe no universo sob a autoridade de Cristo, e fez dele a cabeça de todas as coisas, para benefício da igreja, a qual é o seu corpo; é ele que a enche com a sua presença, como também enche todas as coisas em todo o lugar.” (Efésios 1:22-23, OL) Paulo termina esta oração reforçando que o poder que ressuscitou Jesus dos mortos e O colocou em autoridade sobre tudo, é o poder que está disponível para a Igreja. Jesus disse “edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18b). E temos acesso a este poder através da salvação, não por nosso mérito, mas pela Sua graça - como Paulo tão bem explica no capítulo 2 desta carta.

Obrigada, Pai. Ajuda-nos a não desbaratar nem desonrar nada do que Tu nos tens dado. E a usufruirmos da segurança que Tu nos dás, sabendo que temos poder para viver como Teus filhos. Em Jesus. Amém.

Ana Ramalho Rosa

In Novas de Alegria, julho 2021 


Comentários