Orelhas de burro

 Filme Aniki Bobó

Era aquela coisa que pouco ou nada ajudava os alunos a aprender. Talvez em alguns casos fosse a ameaça à preguiça de garotos que queriam era brincar… as orelhas de burro eram o “troféu” dos que não respondiam corretamente, entre outras. Perdoem-me o sarcasmo, não quero pôr orelhas de burro em ninguém… isso seria uma burrice da minha parte. Mas como este mês falamos de estudar e de aprender - dos estudantes, claro está - não poderia deixar de virar o bico ao prego, lançando mão a um texto bíblico acerca, não de conhecimento, mas de sabedoria.

Em Provérbios o escritor deixa bons conselhos e revela os resultados que em princípio certas atitudes têm na vida prática, tendo em conta a sabedoria de Deus. Sabedoria é a aplicação e vivência prudente do conhecimento, segundo o Seu conselho. É o bom senso vivido no melhor dos sentidos.

“A sabedoria clama, em voz bem alta, pelas ruas da cidade e nos cruzamentos; sobre os muros eleva a sua voz, diante das portas da cidade, na frente de todos: “Ó gente insensata! Até quando continuarão a viver contentes com a loucura? Até quando continuarão a desprezar a sabedoria e a contestar a evidência dos factos? Venham ouvir e convençam-se com os meus argumentos. Derramarei sobre vocês um espírito de sabedoria e dar-vos-ei a conhecer a minha mensagem. Tantas vezes vos chamei e não quiseram vir; insisti convosco, estendendo a mão, mas ninguém me deu atenção. Rejeitaram os meus conselhos; não fizeram caso da minha repreensão. Por isso, quando se encontrarem em dificuldades, será a minha vez de me rir e de me divertir com os vossos medos. Quando esses medos vos sobrevierem, como uma tenebrosa tempestade, quando estiverem submergidos pela angústia e pelo pânico, então, ao gritarem pela minha ajuda, não responderei; embora me procurem ansiosamente, não me acharão. Porque preferiram desprezar a sabedoria e rejeitaram o temor do Senhor. Voltaram-me as costas e desprezaram o meu juízo. Essa é a razão por que terão de vir a comer o fruto amargo da vossa própria conduta e terão de fartar-se com as consequências desastrosas das vossas opções. Porque é pela sua imprudência que a gente insensata morrerá; a segurança dos doidos matá-los-á. Mas todos os que me derem ouvidos viverão em paz e segurança, e sem medo.” (Provérbios 1:20-33, OL)

Viver sem prudência e conforme aquilo que nos apetece ou aparenta ser mais vantajoso e saboroso a curto prazo, rejeitando aquilo que Deus deseja claramente na Sua Palavra, desculpem a expressão, mas é burrice! Se Deus é o nosso criador, se Ele nos ama ao ponto de enviar Jesus para dar a vida no nosso lugar, sem merecermos, porque é que vivemos como se Ele não existisse, nem fosse importante em todas as esferas da nossa vida? Como se fosse apenas uma espécie de 'amuleto' no meio das tempestades que enfrentamos, algumas vezes resultado da nossa precipitação, insensatez, egoísmo e egocentrismo? Muito mais quando somos avisados, pela Sua Palavra que isso não é bom para nós.

Somos chamados a viver com Ele e para Ele. A conhecer e experimentar a Sua vontade - revelada na Bíblia que precisamos ler, estudar e viver. A decidir guiados por Ele com o coração aberto para Ele. É assim que precisamos definir as nossas metas e objetivos. E não o contrário. Não é Ele que tem de obedecer aos nossos caprichos – somos nós que dependemos Dele e por isso fazemos a Sua vontade.

As orelhas de burro são passadas quando vivemos sabiamente com Deus, numa dependência e obediência amorosas ao nosso Pai, que nos ama. Que tal deixá-las de lado de uma vez por todas… a começar por mim?

Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, março 2022

Comentários