“Temporal só derruba casa que foi mal feita”[1]

Foto de Thomas Layland na Unsplash

A notícia podia ser de hoje. O aumento de fenómenos extremos da Natureza preenche as notícias. Mas foi em 2009, no Brasil. A jornalista registou que milhares de casas foram gravemente afetadas após as tempestades que varreram várias zonas do país. E a conclusão foi esta: “Economia na hora de projetar e executar a obra pode comprometer a segurança da estrutura em caso de fortes intempéries”1

Não vos faz lembrar alguma coisa? As palavras de Jesus… “Portanto, porque me chamam ‘Senhor! Senhor!’, se não me querem obedecer? Todos aqueles, porém, que vêm ter comigo, me ouvem e me obedecem são como o homem que constrói uma casa sobre alicerces sólidos em cima da rocha. Quando as cheias sobem e embatem na casa, esta fica firme por estar solidamente construída. Aqueles, porém, que ouvem e não me obedecem são como o homem que constrói uma casa sem alicerces. Quando as cheias se lançam contra ela, a casa desmorona-se e fica em ruínas.” (Lucas 6:46-49, OL).

O conselho de Jesus é ao mesmo tempo um aviso: temos dois caminhos, duas formas de agir e duas consequências completamente diferentes. Ir ter com Jesus, ouvi-Lo e obedecer àquilo que Ele diz é como construir uma casa segura. Não impede as tempestades, mas fica firme quando elas chegam.

Reparem que o primeiro passo para isso é ir ter com Jesus. Ele é a fonte da nossa salvação, mas também o exemplo e Mestre da nossa vida – o nosso Senhor bondoso e amoroso, que nos quer ensinar hoje como na época em que declarou estas palavras. Será que a minha primeira fonte de influência é Jesus? Não o substituas por ninguém! Fala com Ele.

O segundo passo é ouvir Jesus – e não ouvir a opinião de A ou B. Onde podemos conhecer o que Ele pensa? Na Palavra de Deus! É deveras importante termos a nossa vida fundamentada na relevação de Deus para nós – a Palavra de Deus escrita. Para isso precisamos conhecê-la e estudá-la… na companhia do Espírito Santo que nos ajuda a compreendê-la, na igreja onde podemos estudar e colocar questões, etc.

Hoje temos medo da palavra “Doutrina” e da expressão “Estudo bíblico”, mas os resultados da inexistência de uma clara noção daquilo em que cremos e porque cremos leva a vidas cristãs fracas, crentes vulneráveis e igrejas sem consistência a longo prazo. Como casas construídas na areia. A primeira igreja era edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” (Efésios 2:20) Como? Os crentes participavam “regularmente no ensino administrado pelos apóstolos” (Atos 2:42, OL).

Na vida com Deus, “Princípios determinam práticas” (Jeff Grenell). Quando invertemos este princípio ficamos com um problema em mãos – porque “cada cabeça, sua sentença” e as práticas imperfeitas tornam-se os princípios pelos quais nos regemos e, aí, começa o caos… o que nos leva ao terceiro e últimos tópico.

OBEDECER – os que amam Jesus e se aproximam Dele para escutar as Suas palavras, obedecem-Lhe numa resposta de reverência e amor àquilo que Ele fez (Romanos 12:1-2). Não basta conhecer, é preciso obedecer – em todo o tempo, mesmo quando o mais fácil e aparentemente “esperto” era fazer de outro modo.

Como estás a construir a tua casa – a tua vida, a tua família, a tua empresa, a igreja onde Deus te colocou? Escolhe bem!

Ana R. Rosa

1 WALTER, Bruna Maestri, “Temporal só derruba casa que foi mal feita”, Gazeta do Povo, publicado a 10 de outubro de 2009. www.publico.pt, consultado a 9 de junho de 2022.


in Novas de Alegria, agosto 2022

Comentários