Velho VS Novo

Foto de Raimond Klavins na Unsplash

Setembro é mês de regressos e de recomeços. Um mês de transição entre o período de férias e a vida ativa – seja na escola, no trabalho, nas instituições em que fazemos voluntariado ou na universidade sénior! A própria igreja retomas atividades que durante o verão estiveram paradas.

Na verdade, não é só em setembro que ocorrem transições. Na nossa vida, as mudanças sucedem-se – desde que somos concebidos e ao longo da vida, até que partimos. Algumas são mudanças naturais, outras são circunstanciais. Nuns casos são porque queremos, noutros porque somos forçados a mudar.

Para abraçar o 'novo' precisamos fazer o luto do 'velho'. E vemos isso nas páginas da Bíblia, pelo exemplo do povo hebreu.

Depois de décadas de desobediência do povo e de oportunidades dadas por Deus, O Senhor deixou de proteger o Seu povo, que se afastara Dele. O centro da vida religiosa judaica era o templo, no qual estava a presença de Deus. E Deus saiu… não era bem-vindo entre o Seu povo, que O rejeitava pelas suas ações, mesmo quando as palavras diziam o contrário. O Templo de Salomão, era simplesmente um edifício que acabaria por ficar em escombros.  

Então, os inimigos levaram o povo hebreu cativo. Mas Deus é misericordioso e prometeu voltar a trazer o Seu povo para a Terra Prometida. Aconteceu 70 anos depois. O povo hebreu voltou do cativeiro. Quando o templo finalmente começou a ser reconstruído alguns mais velhos que ainda se lembravam da imponência do templo de Salomão... Choravam. Pareciam estar esquecidos de que a presença de Deus - que era o que tornava o edifício templo - tinha deixado o templo de Salomão depois de tanta desobediência e depravação do povo. 

Deus fala através do profeta Ageu: “Quem, entre vocês, se lembra de como era o templo antigamente? Como era glorioso em comparação com aquele que existe agora! Mas esforça-te, Zorobabel, e também tu, Josué, assim como todos os outros! Coragem e mãos à obra! Porque eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. Quando deixaram o Egito, prometi que o meu Espírito habitaria no vosso meio. Portanto, nada receiem! (…) O futuro esplendor deste templo será maior que a glória do passado, diz o Senhor dos exércitos, e neste lugar trarei paz. Eu, o Senhor dos exércitos, falei!” (Ageu 2:3-5, 9, OL)

A grandiosidade arquitetónica não era o importante - a presença de Deus, sim! A grandeza não tem a ver com o aparente. O 'velho' teve o seu lugar e foi bom enquanto o povo foi fiel (e mesmo depois disso, porque Deus foi dando oportunidades incontáveis ao povo), mas pela misericórdia de Deus há um 'novo'.

Na nossa vida temos que fazer o luto do passado, guardando as boas memórias e aprendendo com os erros, e não sermos saudosistas. Porque o que importa é que Deus esteja connosco em todo o tempo, enquanto vivemos para Lhe agradar - mesmo que o 'novo' seja diferente daquilo que imaginávamos.

Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, setembro2022

Comentários