“Não é assim tão mau”

Foto de Allef Vinicius na Unsplash

Temos a tendência de relativizar, quando nos convém... A melhor maneira de tentarmos “safar-nos” da culpa é categorizar os nossos erros (pecados)… como se fossem uma espécie de escala...  'Desde que não magoe ninguém...' ou 'Há coisas piores...' são duas das desculpas mais comuns.

Infelizmente esquecemos que nenhum pecado é santo. Muito pelo contrário. E um 'pequeno' gesto de desobediência pode afetar mais do que imaginamos. Magoamos Deus - porque desobedecemos à Sua Lei amorosa. E as consequências podem ser mais amplas do que supomos - quando se trata da Igreja, claro está.

Paulo compara a igreja a um corpo - somos membros uns dos outros... Por isso o que fazemos e dizemos afeta os outros também. E a tolerância com o pecado - por mais escondido que seja - certamente terá consequências.

“O nosso corpo tem muitas partes, mas o conjunto constitui um só corpo. Assim é também o corpo de Cristo: cada um de nós é uma parte do corpo. (…) Assim é criada uma harmonia entre os membros, de maneira que todos os membros cuidam uns dos outros igualmente. Se uma parte sofre, todas as partes sofrem com ela, e se uma parte é honrada, todas as partes ficam satisfeitas.” (1 Coríntios 12:12, 25-26, OL)

Lembram-se de Acã? Por causa de uma só pessoa, um povo perdeu a batalha. Não foram problemas de estratégia ou de falta de capacidade do líder, mas por causa da desobediência de uma pessoa ao Senhor... 

“Israel pecou e violou a minha aliança, desobedecendo às minhas ordens, tendo ficado com parte do saque, quando lhes tinha dito expressamente que não ficassem com coisa nenhuma; não somente ficaram com parte do saque, mas mentiram e esconderam-no entre a bagagem. Foi por essa razão que Israel foi batido. Foi por isso que os teus homens fugiram dos inimigos; é que estavam sob a maldição. Não estarei convosco enquanto esse pecado não for desarraigado completamente do vosso meio.” (Josué 7:11‭-‬12, OL‬)‬‬‬‬

Deus tem misericórdia e vai-nos dando oportunidades para corrigirmos a nossa vida e voltarmos ao caminho direito, mas enquanto 'passeamos' por onde queremos, estamos a semear algo cuja colheita não será agradável. Por outro lado, quando com amor e verdade ajudamos os nossos irmãos a regressar às veredas da justiça, é a maior das alegrias – no Céu e também deverá ser na Terra – e o melhor dos desfechos, porque Deus “quer que todos os homens se salvem e venham o conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).

“Se algum de vocês se tiver desviado da verdade e outro o ajudar a voltar, irmãos, lembrem-se disto: aquele que ajuda qualquer pecador a deixar o seu erro salvará essa alma da morte e contribuirá para o perdão de muitos pecados.” (Tiago 5:19-20, OL‬)‬

“É realmente como vos digo: haverá mais alegria no céu por causa de um pecador perdido que se arrependeu do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento!” (Lucas 15:7, OL)

Não percas a oportunidade, enquanto é tempo!

Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, janeiro 2023

Comentários