Não aspires… mastiga!

Foto de Luis Quintero

Há uns anos fiquei com uma pequena espinha presa na garganta. A história é longa... Mas acabei no hospital para retirar a pequena espinha de 1 cm, talvez. 

Quando comemos peixe este e muitas vezes o problema - as espinhas. Temos de comer devagar, com atenção e por as espinhas para o lado.... Até aquelas que por descuido vão na garfada.

O mesmo acontece quando ouvimos ou lemos algo relacionado com a Palavra de Deus. Devemos “mastigar”, ou seja, refletir e confirmar o que se o que estamos a escutar está correto ou nem por isso. O entusiasmo do “Amém” e o “Gosto” irrefletidos deve ser evitado. 

Com a necessidade de se diferenciar e de chamar à atenção do público, perante milhares de conteúdos que hoje saltam à vista na Internet, cada vez é maior a facilidade de encontrarmos meias-verdades em posts, pregações e livros. E esse é o problema – quando estamos perante uma mentira descarada conseguimos detetar e recusar à primeira, mas quando a verdade está misturada com a mentira, então “engolimos” mais facilmente. 

É por isso que urge voltarmos a estudar a Palavra de fio a pavio, regressarmos ao estudo doutrinário sistemático, para sabermos no que queremos e porque queremos… e passar esse conhecimento às novas gerações. Podemos fazê-lo de uma forma diferente, com métodos atuais, mas temos de fazê-lo, pois essa é a nossa responsabilidade.

Não partilhes sem ver se o que está lá é mesmo verdade ou se é meia-verdade. Faz como o povo de Bereia… “O povo de Bereia tinha um espírito mais aberto que o de Tessalónica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras, para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato.” (Atos 17:11, OL)

Procura ouvir a Palavra de pessoas cujo caráter conheces e cuja mensagem é fidedigna. “Foi ele quem deu estes dons à igreja: os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e os ensinadores. A responsabilidade deles é o aperfeiçoamento dos crentes para fazerem o trabalho de Deus e edificar a igreja, o corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade na fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, atingindo a maturidade completa conforme o modelo da pessoa de Cristo! Então não seremos mais como crianças instáveis, variando com facilidade de ideias e de sentimentos, influenciados pelos ventos de doutrinas várias que nos empurram ora para um lado ora para o outro, ao sabor de pessoas sem escrúpulos que astuciosamente procuram arrastar as almas para o erro. Em vez disso, seguindo a verdade em amor, possamos crescer em todos os aspetos da nossa vida, segundo Cristo, que é a cabeça da igreja. Sob a sua orientação, o corpo inteiro é perfeitamente ligado entre si. À medida que cada parte faz o seu trabalho específico, isso ajudará as outras partes a crescer, para que todo o corpo seja saudável e edificado em amor.” (Efésios 4:11-16, OL)

Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, fevereiro 2023

Comentários