“Entre bandeiras”

Quando há 20 anos visitei a praia de Bondi, em Sidney, Austrália, houve algo que me chamou a atenção. Estávamos numa manhã de inverno do Hemisfério Sul e apesar da chuva dos dias anteriores, além dos surfistas nas ondas e de algumas pessoas sentadas na praia, havia alguns corajosos a dar uns mergulhos. Reparei em duas bandeiras que nunca vira antes. Eram metade vermelhas, metade amarelas. Estavam no areal, próximo do mar. Havia também placas na praia que diziam “Nadar apenas entre bandeiras”.

Estas bandeiras sinalizavam a zona de banhos na praia. Em 2017 chegaram Portugal e hoje essa boa prática está generalizada, mas, porquê a necessidade de limitar a área em que podemos ir a banhos? É que mesmo com bandeira verde, há zonas que são mais seguras do que outras.

Por exemplo, essas bandeiras ajudam os banhistas a evitar os agueiros – lembram-se dos vários episódios em abril deste ano, com afogamentos nas praias por causa de não haver ainda vigilância? Os peritos falavam precisamente dessas correntes perigosas, que arrastam banhistas, e onde acontecem a maioria dos afogamentos. Os nadadores-salvadores estão atentos e colocam as bandeiras conforme as marés. Eles estão alerta e avisam, mas a decisão é sempre nossa… o que é que isto me faz lembrar?

Na sua carta aos crentes em Éfeso, Paulo explica que os ministérios que Deus dá à igreja (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) têm objetivos claros. “A responsabilidade deles é o aperfeiçoamento dos crentes para fazerem o trabalho de Deus e edificar a igreja, o corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade na fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, atingindo a maturidade completa conforme o modelo da pessoa de Cristo! Então não seremos mais como crianças instáveis, variando com facilidade de ideias e de sentimentos, influenciados pelos ventos de doutrinas várias que nos empurram ora para um lado ora para o outro, ao sabor de pessoas sem escrúpulos que astuciosamente procuram arrastar as almas para o erro. Em vez disso, seguindo a verdade em amor, possamos crescer em todos os aspetos da nossa vida, segundo Cristo, que é a cabeça da igreja. Sob a sua orientação, o corpo inteiro é perfeitamente ligado entre si. À medida que cada parte faz o seu trabalho específico, isso ajudará as outras partes a crescer, para que todo o corpo seja saudável e edificado em amor.” (Efésios 4:12-16, OL)

Não tem a ver com entreter pessoas, nem com estatísticas ou número de atividades…tem a ver com maturidade, unidade e crescimento saudável. E isso acontece para que não sejamos levados pelos “agueiros doutrinários” que aparecem aqui e ali. Como nadadores-salvadores, aqueles que servem na igreja, exercendo as capacidades dadas por Deus para esse ministério, têm essa responsabilidade, de colocar as “bandeiras bíblicas” junto à” costa da vida”, e explicar claramente por onde e como os seguidores de Jesus podem e devem “nadar”. Como? Levando as pessoas a conhecer a Palavra e ensinando a sã doutrina, que o Espírito Santo ajuda a aplicar no dia-a-dia, se estivermos dispostos a estar sob a Sua direção.

“Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça. Para que todo aquele que pertence a Deus seja reto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.” (2 Timóteo 2:16-17, OL)

“Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Para aqueles que vivem desta maneira, a Lei nem sequer tem necessidade de existir.” (Gálatas 5:22-23, OL)

Da próxima vez que for à praia e vir as duas bandeiras, lembre-se de que tal como elas lá estão para assinalar os locais seguros para nadar, Deus também nos deixou a Sua Palavra para sabermos como viver com Ele e para Ele, e fazemo-lo não com medo de “afogarmos”, mas porque O amamos.

Ana R. Rosa


Fontes consultadas: https://beachcam.meo.pt/newsroom/2018/06/ha-uma-nova-bandeira-de-sinalizacao-nas-praias/; https://sicnoticias.pt/pais/2022-06-27-Agueiros-o-que-sao-e-como-evita-los-4d3b5c37


Foto  http://www.sls.com.au/ 

Texto originalmente publicado na revista Novas de Alegria, julho de 2023 e adaptado para a revista BSteen, julho de 2013

Comentários